São Desidério realiza a tradicional Pegada do Mastro neste sábado, 1º

Neste sábado 1º de setembro, os fiéis e foliões de São Desidério participam da tradicional festa da Pegada do Mastro. O evento tem como finalidade a busca dos mastros do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município para o hasteamento das bandeiras.

A concentração acontecerá na Orla da Barragem, a partir das 08 horas para a partida rumo à Cabeceira da Mamona, local situado a 06 km da sede, onde aonde acontece a manifestação. O retorno à sede está previsto para as 18 horas no qual os homens carregam os mastros nas costas, percorrendo as principais ruas da cidade. Obedecendo a um ritual, os mastros são retirados no primeiro sábado de Setembro.

A Pegada do Mastro é uma manifestação religiosa e cultural centenária que atrai centenas de pessoas em São Desidério. Acontece anualmente no primeiro sábado de setembro e também faz parte do calendário cultural de São Desidério. É um realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer em parceria com os capitães dos mastros.

Texto: Diego Souza
Foto: Ascom/SD

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo