São Desidério supera número de turistas em 2014

DSC_9207-001

Dados turísticos referente a 2014 aponta que São Desidério é um dos municípios que recebe maior número de visitantes no Brasil e de alguns países. A potencialidade do turismo no município chama atenção por existir mais de 140 grutas, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, além de 26 rios, entre eles o rio Grande, um dos principais afluentes do São Francisco.

ASC_1543

A discriminação por atrativo mostra que o Parque Municipal onde encontra a Lagoa Azul e Gruta do Catão recebeu 7.700 visitantes, Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes 902, Paredão de Deus-me-Livre 5.200, Orla Sítio do Rio Grande 14.400, Sumidouro do João do Baio 120, Gruta da Beleza 200, Gruta Manoel Lopes 150, Passeio de Bote 200, e Morrão 8.000, perfazendo um total de visitantes por atrativos naturais 36.872. Os países como Cuba, Chile, Coreia do Sul, Colômbia, Japão, China, Alemanha, Argentina, Portugal, Áustria, Suíça e Itália, estão com menores números de visitantes referendado a atrativos turísticos.

03-DSCF9236

Em São Desidério, um dos passeios mais procurados é a visitação ao Parque Municipal da Lagoa Azul, que abrange uma área de preservação ambiental com 19 hectares de vegetação. No parque localiza-se a Lagoa Azul, impressionante pela cor de suas águas com profundidade de 40 metros.

gruta

Em meio aos gigantescos paredões rochosos, os visitantes seguem a caminho para encontrar a Gruta do Catão que possui cerca de mil metros quadrados. De acordo com levantamentos, as rochas presente no local datam de cinco milhões de anos. Após percorrer trilhas é possível encontrar o maior lago subterrâneo do Brasil, o lago do Cruzeiro, que possui quatro quilômetros de extensão.

SONY DSC

Nos Sítios Arqueológicos os visitantes podem admirar vários registros deixados pelo homem ancestral. Algumas pinturas rupestres foram feitas no período anterior ao Descobrimento do Brasil. As possibilidades não param por aí, pois há vários locais próprios à prática de rapel ou tirolesa, como as grutas do Buraco do Inferno, do Catão e do Sumidouro.

sitio

No Sítio do Rio Grande está um dos pontos mais visitados. Com mais de 40 metros de altura, o Paredão Deus Me Livre conta com estrutura para esses esportes. Ainda os esportistas podem fazer um rafting e boia cross no rio das Fêmeas.

DSC_2190

Para desbravar esse extenso roteiro, empresas de turismo oferecem pacotes de passeios. O município detém de um centro de informações turísticas para auxiliar os visitantes que chegam ao local.

ASC_1513

São Desidério, foi um dos primeiros municípios a construir o Inventário da Oferta Turística que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

ASC_1502

O Departamento de Turismo está situado a Praça Abelardo Alencar. No local existe um espaço com várias lojas de departamento com artesanato local, agência de turismo, restaurante e lanchonete. Mais informações pelo telefone do Departamento de Turismo (77) 3623-2046 ou acesse o site da prefeitura: www.saodesiderio.ba.gov.br

• Texto: Diego Souza
  • Fotos: Rodney Martins