São Desidério terá a maior Termelétrica a Biomassa da América Latina

01

Cumprindo o compromisso de atrair empreendimentos que gera emprego e renda para o município de São Desidério. O prefeito Demir Barbosa participou na manhã de segunda-feira, 24, de uma reunião com os sócios diretores da Gestora de Recursos Ático, com a finalidade de discutir a viabilidade econômica e ambiental da construção de uma Termoelétrica movida a cavaco de eucalipto, com capacidade instalada de 150 megawatts (MW), em São Desidério  na região do povoado de Campo Grande, que terá um investimento de R$771 milhões. Estiveram presente na reunião o diretor Executivo da Ático, Gustavo Almeida Magalhães, os sócios João Fiuza, Alex Mayer , Miguel Gomes e Marco Tuoto  representante da Tree Florestal Empresa que fará o manejo da floresta.  A reunião contou ainda com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente,  Demosthenes  Júnior, secretário de Cultura, Nerito Carvalho e do ex-prefeito de São Desidério, João Barbosa  de Souza Sobrinho.

02

Para consolidação desse empreendimento chamado Campo Grande Bioeletricidade, a Ático desenvolveu um projeto integrado, no qual a floresta pertence à Remasa, empresa da família do ex-piloto de Fórmula 1 Maurício Gugelmin, da qual a Ático adquiriu uma participação de 50% menos uma ação por meio da Tree Florestal que pertence ao FIP Ático Florestal. O projeto da termelétrica será desenvolvido pela  Bolt Energias (75%) que é uma empresa de geração e comercialização de energia fundada em 2010 e 100% controlada pelo FIP Ático Geração de Energia do grupo Ático em parceria com a alemã Steag, especializada em biomassa.

03

O projeto que foi vencedor do leilão de energia do tipo A-5 (que negocia contratos para início de fornecimento em cinco anos) realizado pelo governo em agosto de 2013, também engloba a construção de uma linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão, ligando a termelétrica a um ponto do Sistema Interligado Nacional (SIN). A linha tem custo previsto de R$ 40 milhões. O sócio-diretor da gestora Gustavo Magalhães apresentou o perfil da Empresa e dos benefícios da instalação Termelétrica. “Vai ser um desfio muito grande para nós envolvidos nessa fonte de desenvolvimento social. A Ático sempre buscou a melhor solução, alinhada aos princípios éticos de gestão, operação e execução, com mais de 20 anos de experiência no mercado. A UTE Campo Grande é uma térmica a biomassa que será a maior da américa latina e sem dúvida a população São Desiderio será beneficiada com gerações de empregos”, disse.

05

Para o prefeito Demir Barbosa a instalação da Termelétrica, veio para alavancar o desenvolvimento do município. “Esse projeto é de extrema importância para a população de São Desidério e região. O objetivo maior desse investimento é a geração de empregos. Recentemente foi inaugurada a secretaria de Emprego e Renda, vamos começar fazer um levantamento de quantos desempregados possui o nosso município, depois cadastra-los para que possamos inseri-los no mercado de trabalho. Quero dizer que a Empresa terá todo apoio da prefeitura, será um grande ganho para o município, e o quanto eu puder fazer em prol de São Desidério eu irei fazer”, falou.  O secretário de Meio Ambiente ressalta que atualmente é crescente o número de usinas termoelétricas que estão queimando biomassa ao invés dos combustíveis tradicionais para gerar eletricidade, o que traz diversos benefícios como a produção de energia “limpa”. “Pois a biomassa é um combustível carbono-neutro já que é extraída da natureza que absorveu o carbono para formar a biomassa”, assegurou.

06

Durante a fase de implementação vão gerar em média 2.000 a 3.000 empregos, 25% diretos e 75% indiretos. Na fase de operação será uma média de 1.000 empregos, 600 diretos e 400 indiretos. O projeto trará melhoria de empregabilidade da população local, qualificação e treinamento da mão de obra.

Texto e Fotos: Diego Souza