Saúde de São Desidério é reforçada através de emenda parlamentar

foto 1

São Desidério foi contemplado com equipamentos e materiais permanentes para os serviços de saúde a serem direcionados às Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Saúde da Família – USF e com um Polo da Academia da Saúde, a ser construído no Distrito de Roda Velha, a partir da emenda parlamentar nº 10.2015.8581, do Deputado Federal Artur de Oliveira Maia, intermediada pela vereadora Maria das Graças dos Santos Gobbi.

foto 2

Segundo as responsáveis pela elaboração e execução dos projetos, Helizane Carvalho Pereira e Raquel Pereira, os pedidos para aquisição dos equipamentos permanentes foram enviados sob forma de proposta de projetos, atendendo aos pressupostos da Portaria nº. 2198 de 17 de setembro de 2009, do Ministério da Saúde – que dispõe sobre a transferência fundo a fundo de recursos federais a Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à aquisição de equipamentos e material permanente para o Programa de Atenção Básica de Saúde e da Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada – e da Portaria MS 1.401/2011 que institui, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, o Incentivo para construção de Polos da Academia da Saúde.

foto 3

Até serem aprovadas as 17 propostas do projeto passaram por um longo período de avaliação e controle dos profissionais do Fundo Nacional de Saúde – FNS e das executoras das propostas. Ao final todas as propostas receberam parecer favorável e São Desidério foi beneficiado com diversos equipamentos e materiais permanentes, somando um montante de, aproximadamente, R$ 775.400,00 (setecentos e setenta e cinco mil e quatrocentos reais) e um Polo para Academia da Saúde na Modalidade Ampliada no valor de R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais) – destinados à construção da estrutura de apoio, espaço externo composto de área multiuso, área de equipamentos para alongamento e ambientação do espaço (jardins e canteiros).

foto 4

De acordo com Helizane Carvalho, após a aprovação no Fundo Nacional de Saúde, o montante foi enviado ao Fundo Municipal de Saúde e posteriormente, coube ao governo municipal realizar uma licitação para compra dos equipamentos e construção do Polo da Academia da Saúde. Ressaltou, ainda, que os equipamentos e materiais permanentes já estão sendo distribuídos às unidades contempladas. As propostas foram solicitadas e executadas de acordo com a demanda das 16 unidades de Atenção Básica, da sede e comunidades rurais, sendo cada uma contemplada com equipamentos odontológicos, a exemplo de ultrassom odontológico, cadeiras odontológicas e outros, equipamentos médicos (cardioversores, desfibriladores, aparelhos, cadeiras de rodas, macas, mesas de exames e ginecológicas, nebulizadores, esfigmomanômetro, lanternas clínicas, otoscópios, reanimadores pulmonar, suportes de soro, estetoscópio, balanças antropométricas, dermatoscópios, autoclaves, bisturis elétricos, eletrocardiógrafos, etc) além dos eletrodomésticos, como geladeiras, televisores, DVD, bebedouros, etc. e de informática, tais como, computadores, impressoras, projetores, etc.

foto 5

“Os equipamentos devem ser necessariamente, direcionados às unidades contempladas nas 16 propostas de projeto, seguindo as normas estabelecidas nas portarias, tendo em vista que haverá fiscalização por parte do Fundo Nacional de Saúde que exige, inclusive, que todos os equipamentos estejam tombados e cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES”, concluiu Helizane.

foto 6

Para o secretário municipal de Saúde, Jeferson Barbosa, a aquisição destes equipamentos sinaliza o bom relacionamento que o governo municipal tem com o deputado Artur Maia. “A saúde municipal será reforçada com a aquisição destes equipamentos, uma vez que serão destinados aos serviços de Atenção Básica, que é prioridade da pasta. Quero agradecer aos servidores que não mediram esforços para a elaboração deste projeto, à vereadora Graça que o intermediou e ao deputado Artur Maia que demonstrou responsabilidade e comprometimento com o povo deste município”, completou.

foto 7

De acordo com a vereadora, Maria das Graças, a parceria com o deputado é relevante para o desenvolvimento do município. “Estabelecemos graças a Deus, uma relação partidária e de amigos também, por isto quero agradecer de coração ao deputado Artur Maia, que foi bem votado na nossa cidade e nem só por isto, mas por que entende as nossas necessidades”, assegurou.

• Texto: Adinete Batista
  • Fotos: Rodney Martins