Secretaria da Educação discute cardápio da merenda escolar e calendário para o ano letivo de 2017

asc_3311

Na manhã de sexta-feira, 25, aconteceu no Centro Cultural Celso Barbosa, uma reunião para discutir e analisar o calendário letivo e o cardápio da alimentação escolar para 2017, do município de São Desidério. Marcaram presença a secretária da educação Alaídes França, o novo secretário da educação, Joabe Almeida, equipe técnica da secretaria da educação, Conselho Municipal de Educação – CME, Conselho de Alimentação Escolar – CAE, SINDSESD, APLB, gestores, supervisores, coordenadores pedagógicos, diretores de departamentos, nutricionistas, representantes da equipe de transição de governo e o prefeito eleito, José Carlos de Carvalho.

asc_3309

Foram apresentados três modelos de cardápio da merenda escolar para 2017, com valores nutricionais adequados, sabores, calorias de cada alimento, obedecendo as normativas de nutrição para que os alunos tenham uma alimentação saudável, respeitando ainda localidades da sede e zona rural, bem como os alimentos das estações do ano. Foi discutido ainda sobre uma inserção maior da agricultura familiar no processo licitatório para aquisição de seus alimentos na merenda, tendo em vista que a lei impõe no mínimo 30% (por cento) de aquisição desses produtos.

asc_3314

Os cardápios passaram por uma avaliação da plenária e os mesmos serão encaminhados para as escolas para apreciação da equipe escolar e a posteriore será entregue para o Conselho de Alimentação Escolar – CAE para ajustes finais. De acordo com a nutricionista Maria Goreti, “é importante que a alimentação escolar seja de qualidade e com valores nutricionais adequados e de forma continuada, o ambiente escolar é o melhor lugar para formar bons hábitos alimentares”, ressalta.

asc_3353

A segunda pauta da reunião foi para tratar do calendário escolar do ano de 2017, onde a diretora do departamento de coordenação pedagógica, Maria Celeste Oliveira, falou sobre o mesmo, apresentando quatro modelos de calendário que foram elaborados pelo Conselho Municipal de Educação – CME, APLB e Secretaria da Educação. “O debate sobre o calendário para 2017 transcorreu como a proposta de praxe da SEMESD”, assegura.

asc_3348

As propostas foram apresentadas ao plenário e feitas as discussões a respeito; as mesmas serão encaminhadas ao Conselho Municipal da Educação – CME e APLB para em seguida dar um parecer à Secretaria Municipal da Educação. O prefeito eleito José Carlos Carvalho pediu uma compreensão por parte de todos com relação a data de inicio do ano letivo devido a necessidae de fazer ajustes em um espaço de tempo muito curto para reformas de escolas, licitação de merenda e transporte escolar, entre outros.

asc_3334

Texto: Fafá Iglesias