Secretaria de Agricultura de São Desidério faz parceria com Bahiater para emissão de DAP para produtores rurais

A Prefeitura de São Desiderio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) firmou uma parceria com a Bahiater para emissão gratuita da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para produtores rurais do município. Durante a quinta-feira, 08, dois técnicos da Bahiater estiveram realizando a declaração para os interessados que compareceram à sede da SEAGRI.

A DAP é o documento que garante identificação do produtor rural na Agricultura Familiar e a participação no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), além de permitir que o produtor tenha acesso para participar de várias políticas públicas do Governo, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Garantia Safra.

De acordo com a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha, foi realizado um trabalho de divulgação. “Percebemos em 2017 durante pesquisa que a SEAGRI realizou, que alguns produtores rurais não tinham a DAP. Esse ano, divulgamos para que os produtores que não tinham ou que estavam com esse documento vencido comparecessem e fizessem essa atualização. O nosso objetivo é atingir um maior número de produtores para que possam se inscrever e participar dos programas”, afirmou Patrícia.

É a primeira vez que o produtor Alex Gomes Santana, da localidade de Larga, está emitindo a DAF. “Isso representa um avanço para nós produtores. O ano passado não participei, mas este ano estou muito confiante, quero participar da Chamada da Merenda Escolar e de outras oportunidades que aparecerem”.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza