Secretaria de Agricultura de São Desidério inicia primeira etapa do Prolavoura

Visitas e encontros nas comunidades rurais para cadastramento das famílias marcam o início da primeira etapa do Prolavoura. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) e tem o objetivo de incentivar os pequenos produtores e fomentar a Agricultura Familiar.

Por meio do programa, são oferecidas aos pequenos produtores horas de trator para preparo do solo e doação de sementes. Até o momento foram cadastradas famílias de 25 povoados.

Segundo a secretária de Agricultura, Patrícia Rocha, na segunda etapa, a equipe da Seagri retorna as comunidades para avaliar as áreas, determinar o período de preparo do solo e realizar reuniões com a empresa prestadora de serviço para definir o trabalho. Já a terceira e última etapa compreende o serviço de gradagem da terra e posteriormente, doação de sementes para o plantio.

“Este ano o cronograma de execução teve início em junho com o objetivo de atender um maior número de famílias dentro do prazo de plantio, para que os participantes consigam ao final do cronograma, obter uma boa colheita. Esse é um programa municipal de subsídio ao agricultor familiar e incentiva às famílias de pequenos agricultores para investir na sua produção”, declarou Patrícia.

A secretária ainda reforça sobre outras ações de incentivo realizadas pela SEAGRI. “Paralelo a esse programa, a SEAGRI desenvolve também outros trabalhos, a exemplo de assistência técnica com o intuito de dar condições aos pequenos produtores para produzir mais, além de incentivá-los a participarem de programas institucionais estaduais e federais de apoio à comercialização, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para gerar renda e vender para o mercado”, completou a secretária.

Texto: Ana Lúcia Souza
Foto: Arquivo SEAGRI