Secretaria de Assistência Social realiza atividades em comemoração ao Dia do Idoso

A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu na tarde dessa segunda-feira, 16, uma programação especial para homenagear O Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de Outubro. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso do município e contou com a presença dos residentes da unidade e demais idosos da sede e distrito do Sitio Grande.

“Eu gosto muito de fazer parte do grupo da Melhor Idade de Sitio Grande, pois  todos são tratados bem, acolhidos com respeito e carinho. Nos eventos do Abrigo, me sinto muito feliz, porque é preparada para nós com muito amor, pois, nós somos jovens de mente e idoso por questão de idade, mas eu não me sinto idoso”, disse Josafá de Andrade de 76 anos de idade.

Para a secretária de Assistência Social, Vandréia Mendes, a realização de eventos desta natureza proporciona grande satisfação na equipe e também no público alvo. “Estes momentos de lazer e diversão têm o intuito de promover ações que visam a inclusão e a promoção social, pois eles se sentem sozinhos, quase não recebem visitas e nesta ocasião e em outros encontros eles se sentem acolhidos e queridos”, falou.

Na abertura do evento os idosos prestigiaram com muito entusiasmo o show do cantor Flávio Gabriel e posteriormente a uma palestra intitulada de “Saúde do Idoso” com a fisioterapeuta, Géssica Monique. Atividades físicas, como alongamentos também fizeram parte da programação. “O Brasil envelhece de forma rápida e intensa.  Segundo o IBGE, hoje a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos. E aqui em São Desidério percebemos o cuidado que o Governo Municipal tem com estas pessoas, pois neste local elas são acolhidas com carinho, têm alimentação saudável e todo acompanhamento médico. Qualidade de vida é isto”, explicou a fisioterapeuta, Gessica Monique.

“Convidamos profissionais para passar algumas orientações para eles, tivemos todo cuidado para deixá-los à vontade, preparamos um lanche bem saudável, e toda essa harmonia e alegria a gente traz todos os dias para esta casa, porque o idoso precisa dessa atenção, eles merecem, têm muita experiência de vida e gostam do contato humano, de conversar. Gostaria que as pessoas visitassem o abrigo, não só nesses momentos, mas sempre que puderem, as portas estarão abertas”, convidou a coordenadora do Abrigo, Juciara Vasconcelos.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins