Secretaria de Assistência Social realiza roda de conversa com jovens do povoado de Pontezinha

A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Escola Municipal Maria Francisca realizou na noite dessa quinta-feira, 05, na comunidade de Pontezinha um bate Papo com os jovens do povoado e adjacências. O espaço foi aberto para discutir questões de identidade, cultura e convivência da juventude no campo. O evento foi mediado pela secretária de Assistência Social, Vandréia Mendes e o assessor de Juventude da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jocivaldo dos Anjos.

Com objetivo de sensibilizar a juventude da comunidade de Pontezinha acerca das manifestações culturais e a permanência no campo, o palestrante Jocivaldo dos Anjos, falou dos mecanismos que envolvem a população rural. “No município de São Desidério, mais de 50% da sua população vive na zona rural dentre as quais a comunidade de Pontezinha é umas das mais distantes, pois, fica a 102 km da sede, pensando nesse contexto surge a preocupação de passar para os jovens as perspectivas futuras, o momento foi oportuno para deixar claro pra eles a importância da convivência da juventude no campo, o espaço nos permitiu refletir sobre soluções de políticas públicas e opções de trabalho”, explicou.

Para a estudante, Josieide dos Anjos Rosa de 17 anos o bate papo foi um momento de esclarecimento e reflexão. “Eu como jovem tenho muitos sonhos, como qualquer jovem, e depois de tudo que foi discutindo aqui, percebo que devemos conhecer mais os nossos direitos e deveres. Espero que eventos como esse possa acontecer várias vezes para que possamos correr atrás dos nossos sonhos e objetivos”, frisou.

“Foi um momento produtivo em que ouvimos dos nossos jovens os seus anseios. O debate acerca desses assuntos cria mecanismo para elaboramos políticas publicas voltadas para essas comunidades”, disse a Secretaria de Assistência Social, Vandreia Mendes.

Texto: Diego Souza

Fotos: Arquivo SAS