Secretaria de Educação realiza formação para cuidadores de crianças com deficiência

A Secretaria de Educação (SEDUC) por meio do Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realiza a primeira formação de cuidadores e monitores de crianças com deficiência. Serão três etapas, a primeira foi feita em maio e abordou assuntos relacionados ao perfil do cuidador. A segunda fase, realizada na manhã do sábado, dia 1º, contou com a parceria da Secretaria de Saúde para falar sobre Aspectos de Saúde da pessoa com deficiência envolvendo o tema ‘Primeiros Socorros’.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ministraram esta parte do curso. “Imprevistos acontecem e as pessoas que cuidam de crianças com deficiências precisam ter conhecimentos para lidar com essas situações e saber também como acionar os profissionais da área para o atendimento”, fala o coordenador do SAMU de São Desidério, Cleidiomar Chagas. Orientações sobre hemorragias, traumas, acidentes caseiros foram debatidos no evento.

Por meio da política da educação inclusiva a criança tem o direito de ser inserida na turma regular, comenta a coordenadora da Educação Inclusiva, Kalyana Rodrigues. “A criança precisa desse profissional para desenvolver suas ações na escola, seja no apoio à higiene, alimentação, e atividades que exigem auxílio constante no cotidiano escolar, porém no município essas pessoas não têm experiência nem formação na área, por isso estamos promovendo a formação para capacitar os profissionais e atender bem as crianças”, avalia a coordenadora.

Nesta fase também foram abordados assuntos relacionados à alimentação e higienização das crianças com deficiência. A terceira etapa da formação está em processo de organização. “Quanto mais informações recebemos, mais seguros nos sentimos para cuidar das crianças, conhecemos mais sobre o desenvolvimento delas, a locomoção, alimentação.”, comenta a participante do curso, Ileones Muniz.

Texto e Foto: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo