Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério comemora o Dia Mundial da Água com ciclo de palestras e debates

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de Março, e para promover a reflexão acerca deste recurso que é indispensável a sobrevivência humana , a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo realizou na noite dessa quinta-feira, 22, no Centro Cultural uma programação especial para trazer a tona discussões sobre temática.

Marcaram presença no evento, o prefeito Zé Carlos, vice Zé Barbosa, secretários de governo, vereadores, estudantes, comunidade local, os representantes da ABAPA, Lidervan Moraes e da AIBA, Glauciana Araújo. Na abertura, o Grupo de Teatro “Os Trakinus” encenou uma peça teatral ‘O Lamento do Rio’.

As palestras ficaram por conta do professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB e doutor em Geografia, Ricardo Reis, que falou sobre ‘O potencial hídrico do oeste baiano’ e do representante da BAHIATER, Jorge Viana, destacando acerca do ‘Uso consciente da água’. “Esse ano teve um volume de água muito bom com as chuvas, e com aumenta a disponibilidade hídrica da região. Mas é importante destacar uso sustentável desse recurso, além da urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando sua poluição e contaminação”, disse o doutor Ricardo Reis.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Joacy Carvalho destacou as ações que estão sendo desenvolvidas em prol da preservação da água no nosso município. “Desde o início do mandato já recuperamos 07 nascentes. Estamos concluindo o mapeamento e até agora já mapeamos mais de 300 nascentes no nosso município. E a nossa meta é recuperá-las todas. Executamos também atividades de educação ambiental junto a comunidade escolar e moradores da zona rural. E para isto contamos com a parceria da ABAPA e AIBA. Estamos fazendo também a limpeza do rio São Desidério”, confirmou o secretário. Um vídeo institucional sobre as ações de recuperação de nascentes no município foi apresentado.

“A água é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade. Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável e equilibrada deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável. A proteção dos mananciais, a recuperação de rios poluídos, o exercício da educação ambiental, são importantes tanto para a qualidade de vida hoje como para a sobrevivência das futuras gerações”, falou o prefeito Zé Carlos. Ao final do evento foi feito um momento de questionamentos aos palestrantes. “Está de parabéns a prefeitura pela iniciativa em promover este momento de debate. E estou satisfeito pela participação expressiva dos estudantes, que são os nossos multiplicadores”, disse o palestrante Jorge Viana.

Para o estudante Francisco Ferreira o evento foi muito importante, pois possibilitou para sua vida escolar e pessoal vários conhecimentos. “Foi muito proveitoso este evento, além de ser muito esclarecedor. Uma aula totalmente diferente que com certeza será um ganho para toda a população”, disse.

Texto e fotos: Diego Souza