Secretário de Saúde de São Desidério participa de reunião da CIB E COSEMS em Salvador

O gestor da Saúde Pública de São Desidério, Zé Barbosa participou na tarde dessa quarta-feira,18, da 252ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite-CIB e Conselho Estadual dos Secretários de Saúde da Bahia- COSEMS/BA. O encontro aconteceu no Auditório da sede da União dos Municípios da Bahia- UPB em Salvador e teve como objetivo discutir deliberações voltadas para atenção da saúde integrada dos municípios baianos.

Durante a reunião, foram abordadas algumas pactuações referentes às necessidades de cada município.  Ainda na pauta da reunião constava uma solicitação de credenciamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF para município de São Desidério. “A Caderneta de Inscrição e Registro- CIR do município de Barreiras solicitou o NASF para a nossa cidade, isso significa uma equipe composta por 02 psicólogos, 01 fisioterapeuta, 01 assistente social, 02 nutricionistas, 01 educador físico, 01 fonoaudiólogo e 01 farmacêutico, que somam uma carga horária de 210 horas e irão atuar de maneira integrada no apoio aos profissionais das Equipes de Saúde da Família, e das Equipes de Atenção Básica”, explicou o secretário de Saúde, Zé Barbosa.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, a atuação do NASF se dará em parceria com os profissionais de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no apoio às unidades de saúde referenciada, na ampliação de abrangência e ações de Atenção Básica na complementaridade à ESF para um atendimento integral ao usuário na atenção compartilhada e pedagógica desenvolvendo autonomia e a resolutividade da equipe. “Este projeto é muito relevante, pois é baseado no fortalecimento da inserção da ESF em São Desidério, visando promover a saúde e a qualidade de vida, como estratégia de prevenção à doenças. Sendo assim um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde do SUS”, explicou.

Além das demandas, algumas solicitações foram relevantes a exemplo de Atenção Integral à Saúde, Gestão e Regulação da Atenção à Saúde, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e dentre outras. Houve também alguns informes sobre a realização de Conferências Macrorregionais e da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e realização de Oficinas de Educação Permanente.

Texto: Diego Souza
Fotos: Arquivo/ Secretaria de Saúde