Seminário marca o início das obras de recuperação hidroambiental na bacia do  Rio São Desidério

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Autoridades políticas, ambientalistas, comunidades ribeirinhas, sindicatos e sociedade em geral participaram nesta segunda-feira, 08 no auditório da prefeitura municipal, de um Seminário de Implementação do Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio São Desidério.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O encontro foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio São Francisco (CBHSF) e teve como objetivo apresentar à comunidade, as intervenções propostas para a recuperação hidroambiental que serão realizadas, como a construção das barraginhas para a contenção de água pluvial, adequação de estradas vicinais, construção de lombadas, reflorestamento das margens do rio, com plantios de mudas, cercamento de áreas de preservação permanente (APP’s), retirada da vegetação aquática invasora (taboas) em um trecho do rio, serviços de estaqueamento e locação topográfica e ações de mobilização social.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O projeto terá duração de 19 meses e já está em fase de execução, com os seminários e palestras que serão realizadas nas comunidades ribeirinhas. As obras serão iniciadas no mês de outubro pela Neogeo Geotecnologia Ltda, empresa vencedora da licitação realizada pela Agência de Bacias do Comitê do São Francisco (AGB Peixe Vivo). Tem por finalidade contribuir para o aumento da quantidade e qualidade das águas do Rio São Desidério, afluente do Rio Grande, que por sua vez é um dos  maiores afluente do Rio São Francisco. Para a execução da obra serão aplicados R$ 844.678,29 e será financiada pelos recursos obtidos através da cobrança pelo uso da água na bacia do hidrográfica do rio São Francisco.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Nosso município tem uma demanda muito grande de água, tanto para o consumo humano quanto na irrigação de lavouras e demais segmentos, por isto é necessário uma discussão mais ampla sobre o desperdício de nossas águas, uma vez que deveriam ter uma cobrança para assim evitar o consumo exagerado, pois é notável que o volume de água dos nossos rios estão reduzindo, portanto eu enquanto gestor estou abraçando esta causa por que água é essencial á sobrevivência humana e vamos juntos, criar alternativas de conscientização para a sociedade e também de cobrar pelo uso da água, para evitar o desperdício”, destacou o prefeito municipal, Demir Barbosa.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para o secretário de Meio Ambiente, Demosthenes Júnior as intervenções proposta pelo o projeto demandado pelo município de São Desidério trará enorme ganho ambiental para o Rio. “As Obras e as atividades previstas no projeto  contribuirão para a redução do processo de erosão e o consequente assoreamento de mananciais hídricos aumentando a disponibilidade e a qualidade das águas do rio”, salientou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segundo o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do CBHSF, Cláudio Pereira, São Desidério, é um exemplo dentro da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Percebemos o compromisso e empenho do governo municipal em realizar sua gestão ambiental, por que este projeto não é do estado, nem do município, é de todos e além de proteger os cursos da água com as intervenções deixará um legado muito importante para o município, a conscientização socioambiental”, esclareceu.

Texto e fotos: Adinete Batista