23 novos instrumentos musicais são adquiridos e 14 são restaurados para a Filarmônica Municipal de São Desidério

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), adquiriu 23 novos instrumentos para uso da Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Alves Ribeiro e restaurou 14 instrumentos já pertencentes à filarmônica com recursos próprios do município.

Dentre os instrumentos restaurados estão sax, trombones, trompete, tuba, clarinete e flauta. “São 14 instrumentos adquiridos na gestão anterior que estavam bastante danificados e que foram restaurados para serem utilizados juntamente aos 23 que foram comprados. Atualmente temos 20 alunos matriculados e a Filarmônica dispõe também de percussão, com dois bumbos e duas caixas. Restam ainda receber 34 instrumentos, sendo 20 violões, 10 cavaquinhos, dois sax-tenores e dois contrabaixos, totalizando uma média de 71 instrumentos e as matrículas em breve serão reabertas”, explicou um dos instrutores da Filarmônica, Flávio Gabriel.

As aulas da Filarmônica Municipal acontecem no Centro Cultural de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, sendo que as sextas, os ensaios acontecem ao ar livre na Lavanderia Cultural. “Os instrumentos reformados representam um investimento realizado para as crianças e jovens que têm uma inclinação para a música. Esta gestão sempre investirá em ações e projetos que incentivem  e promovam a cultura. Parabéns aos instrutores Flávio Gabriel, Luiz Antônio, Professor Erlino, Leonel e João Marcos, pela dedicação, empenho, humildade e espírito de equipe que têm demostrado nesse trabalho. Em breve será reformado o espaço público na Praça Abelardo Alencar, onde colocamos o nome de Complexo Cultural, um local onde funcionará todos estes projetos e outras ações voltadas a cultura”, destacou o secretário da SECULT, Josivaldo Oliveira.

Violão Popular – Outro projeto da SECULT é o Violão Popular. As aulas de violão acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras também no Centro Cultural, pela manhã e tarde, com turmas definidas por classificação em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados. “Com a chegada dos novos violões adquiridos pelo município pretendemos também formar uma turma destinada para aulas de orquestra de violão. Com os cavaquinhos que também chegarão e devido à grande procura, também pretendemos formar uma turma para aulas de cavaquinho”, completou Flávio Gabriel.

Coral Municipal – No projeto do Coral Municipal as aulas são realizadas as terças e quintas-feiras pela manhã e tarde, com as crianças, e às 18 horas com adultos, totalizando aproximadamente 95 participantes. “A nossa meta é reestruturar o nosso coral e alcançar a participação de cerca de 150 integrantes”, afirmou o instrutor Erlino.

Texto: Ana Lúcia Souza

Fotos: Arquivo SECULT