Abertura da VI Feira de Agricultura Familiar e 1ª Piscishow é realizada no Coliseu da Paz

DSC_5009

Com o tema “Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014”,  foi realizada na manhã de quinta-feira, 24, no Coliseu da Paz, a abertura da IV Feira de Agricultura Familiar e a 1ª Piscishow, Feira de Tecnologia para Pesca e Aquicultura dos Cerrados do BAMAPITO. A realização desse evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Desidério por meio das Secretarias de Agricultura e Cultura, Esporte e Lazer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério e Cerrado Comunicação.

DSC_4717

Estiveram presentes no evento, o prefeito Demir Barbosa, o vice-prefeito, Reginaldo Cesar, o secretário de Agricultura, José Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de São Desidério, Jorge Cavalcante, ex-prefeitos Zito Barbosa e Felisberto F. dos Anjos, Coordenador Estadual de Desenvolvimento Territorial, José Santana, a presidente da Coomaf, Carmélia Pereira, Coordenador Territorial da Bacia do Rio Grande, Carlos Augusto Araújo Santos, representante da Cerrado Comunicação e FS eventos, Jornalista Antônio Oliveira, Deputada Estadual, Kely Magalhães, Diretora da UNEB-Barreiras, Marilde Queiroz, os superintendentes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, representante da AIBA, Ivani Maia, secretários de governo de São Desidério e Riachão das Neves, vereadores de São Desidério e Barreiras, representante da Fetraf/Bahia, imprensa local e regional, representantes de sindicatos, autoridades regionais, estaduais, cidades Baianópolis, Ibotirama, Cotegipe, Angical, Tabocas do Brejo Velho e povoados do município de São Desidério

DSC_4650

O evento tem como objetivo promover políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola baseados em unidades familiares, fornecer orientações, incentivar a participação de organizações de agricultores e despertar a consciência da sociedade civil para a importância de apoiar a agricultura familiar. “Esse é um momento de vitória, a agricultura familiar tem seu papel muito importante na vida das pessoas, temos que a cada dia apoiar os agricultores que produzem e são responsáveis pelo o nosso alimento”, disse o presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de São Desidério, Jorge Cavalcante.

DSC_4770

Para o coordenador Estadual de Desenvolvimento Territorial, José Santana, o momento é de comemoração. “Esse ano de 2014 a ONU declarou o Ano Internacional da Agricultura Familiar, seguimos também a expansão da nossa feira que iniciou em uma comemoração ao aniversário do Sindicato, hoje, eu vejo o desenvolvimento que está sendo nos últimos anos. Esse é um espaço de aprendizado, experiência para uma produção de agricultura sustentável. Temos também o prazer de unir a primeira Piscishow que com certeza é um grande beneficio para o nosso município”, completou.

DSC_4781

A agricultura familiar é hoje responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, de  acordo com o Censo Agropecuário de 2006 – o mais recente feito no país, são fornecidos pela agricultura familiar os principais alimentos consumidos pela população brasileira: 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38,0% do café, 34% do arroz, 58% do leite, possuíam 59% do plantel de suínos, 50% do plantel de aves, 30% dos bovinos, e produziam 21% do trigo. “A agricultura familiar atualmente é destaque no cenário de produção, e a Bahia é a quem tem mais agricultores familiares, essa feira é muito importante para darmos um salto no desenvolvimento da agricultura no nosso município. Sabemos também que a nossa região tem um grande potencial na aquicultura, e hoje estamos estreitando o conhecimento aos produtores dessa pratica. Para dar continuidade e apoiar os produtores iremos criar o Propeixe um programa que dará suporte para criação de peixes. Quero parabenizar a todos os organizadores do evento e dizer que toda iniciativa que beneficie a população, a prefeitura está aberta para apoiar, incentivar pequenos, e grandes agricultores”. Disse o prefeito, Demir Barbosa.

DSC_4734

Com aproximadamente 140 hectares de lâmina d’ água, empreendidos por 376 aquicultores em 430 tanques escavados a Bahia fica em segundo lugar de pescado com 1.131 toneladas, sendo o maior produtor de pescado em tanques escavados no Estado. “Atualmente temos grandes oportunidades nas mãos no diz respeito ao pescado. A Bahia possui um potencial para produção em tanques redes, então essa  1ª piscishow irá mostrar a todos os convidados os caminhos de desenvolvimento da nossa região”, falou o representante da Cerrado Comunicação e FS eventos, Jornalista Antônio Oliveira.

DSC_4992

Durante a tarde foram realizadas palestras com temas “Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura”, mediada pelo o Diretor de Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Adalmyr Morais Borges.

DSC_4864

Em seguida aconteceu a palestra sobre “Como ter acesso aos Recursos do PRONAF Pesca”, com o palestrante e coordenador geral de Incentivo e apoio ao Crédito do Ministério da Pesca, Evandro de Carvalho.  “Hoje  mostrei a importância do pescado e as formas de produzir com mais segurança e rendimento”, falou o diretor de Ordenamento da Aquicultura, Aldamyr Morais. O coordenador geral de Incentivo e apoio ao Crédito, complementou. “Todos os convidados  saberão a partir de agora como consultar e utilizar esse crédito”, disse.

DSC_4702

A noite a festa continua a partir das 21hs com show gospel de cantores local. Na sexta, 25, a feira será aberta as 09hs com expositores e palestras  durante todo o dia e a noite o show fica por conta da banda Baião de Dois.

DSC_5009

Texto: Diego Souza