Biólogos do Instituto Butantan em parceria com Secretaria de Meio Ambiente realizam palestra em São Desidério

‘Conhecendo melhor as serpentes: identificação e biologia’ foi o tema da palestra oferecida pelo Instituto Butantan por meio do apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) de São Desidério, realizada na manhã de sexta-feira 13, no Centro Cultural.

O secretário da Sematur, Joacy Carvalho, estudantes e professores de escolas estaduais, professores, acadêmicos e egressos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), guias turísticos e a equipe de Brigada de Incêndio do município prestigiaram o evento. “Esta é uma oportunidade importante para os participantes conhecerem sobre a biologia das serpentes, como preservar e desmistificar sobre esse assunto”, afirmou o secretário Joacy Carvalho.

A palestra foi ministrada pelos biólogos Bruno Rocha e Roberto Arruda que visitam o município com uma equipe do Instituto Butantan de São Paulo. Bruno Rocha destacou a respeito do trabalho do Instituto, a profissão de biólogo e acerca da importância de preservar esses animais no meio ambiente. “O bioma presente em São Desidério nos atraiu, pois apresenta espécies interessantes para trabalharmos o nosso projeto ‘Escalas da biodiversidade’ que tem o objetivo de tentar descobrir parentescos destas espécies de serpentes”.

Para o biólogo Bruno Rocha, “o município de São Desidério apresenta lugares propícios para o trabalho, a exemplo de pontos turísticos que são muito interessantes e possuem grande valor e potencial”.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos biólogos que também apresentaram amostras de algumas espécies. “Esses eventos com participação do público escolar é muito produtivo e reflete diretamente na importância da educação ambiental”, apontou o mestrando da UFOB, Georghinton Diego. “A palestra foi interessante para aprender a identificar as serpentes, e o que mais me chamou a atenção foi o momento de apresentação de algumas espécies”, complementa a estudante Kelly Silva da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães”, complementa a estudante Kelly Silva da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães.

Texto e foto: Ana Lúcia Souza