Caminhada assinala nova rota turística da Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério

Uma caminhada de aproximadamente 14 km, da sede de São Desidério até o povoado de Beleza, marcou a estreia da nova rota turística organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Realizada na manhã de sexta-feira, 12 de outubro, a inauguração da trilha contou com participação de cerca de 20 pessoas.

“Esse momento também marca o início de um novo roteiro de passeio para o município que poderá ser feito pelos interessados a pé ou de bicicleta, e o turista poderá nesse caminho conhecer alguns atrativos”, explicou o diretor do Departamento de Turismo, Juscelino Ferreira.

Durante o percurso foram realizadas pausas em alguns pontos turístico para explicações técnicas. A trilha teve início na Pedra do Santo, passando pelo atrativo Poço do Surubim, próximo a comunidade de Coqueiro, sendo essa uma rota alternativa. Após aproximadamente quatro horas de caminhada, os participantes chegaram ao povoado de Beleza, onde estão localizadas grutas com pinturas rupestres.

“Foi feito um diagnóstico para levantar as potencialidades turísticas de São Desidério, que em nossa região é um dos municípios que mais dispõe de atrativos turísticos. Esse roteiro recebeu o nome de Ecocaminho São Francisco da Beleza, e tem tudo para se desenvolver, pois não deixa a desejar de outras trilhas que existem no país”, relatou um dos organizadores da rota, Ataíde Cordeiro.

O nome do padroeiro do povoado de Beleza está inserido no nome da trilha, que tende a entrar no calendário do turismo religioso do município. “Essa é uma trilha que já existia no nosso município e estamos tentando resgatá-la. A secretaria de Meio Ambiente e Turismo dará total apoio para a melhoria da estrutura dessa rota para que nos próximos anos a caminhada possa ser realizada no dia 04 de outubro, tendo em vista o dia do padroeiro da comunidade de Beleza, uma tradição celebrada há décadas e que sempre contou com boa participação popular, inclusive esse percurso era utilizado para que os participantes se deslocassem até a comunidade”, afirmou o secretário da SEMATUR, Joacy Carvalho.

Um almoço no povoado de Beleza finalizou o passeio e os participantes retornaram a sede.

Texto: Ascom com informações da SEMATUR
Fotos: Arquivo Florentino Souza