Campanha contra a Leishmaniose Visceral é intensificada em São Desidério

Com participação de Agentes Comunitários de Saúde da sede e zona rural de São Desidério, foi realizada na manhã de sexta-feira, 16, no Posto de Saúde Familiar Antônio Pereira da Rocha, um encontro para atualização em Leishmaniose Visceral (LV), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) por meio da Vigilância em Saúde. O evento foi conduzido pelo veterinário João Vicente e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica Roberta Dalmaso.

Idealizado pela equipe do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral, o programa é composto por um médico veterinário e Agentes de Combate às Endemias. De acordo com o veterinário, o objetivo da campanha é trazer novas informações da doença, que é endêmica em São Desidério, e acerca do programa que estava paralisado há oito anos. O foco da campanha é o controle ambiental do mosquito flebótomo que é o vetor da doença, também conhecido por ‘mosquito palha’ ou ‘asa dura’.

“Essa campanha foi iniciada em junho de 2017 com a realização de alguns encontros em localidades rurais e agora na sede. Esse é um trabalho de Educação em Saúde com foco na prevenção da doença e será estendido em escolas do município”, destacou o veterinário João.

Os moradores devem ficar atentos aos sinais clínicos da doença. Em caso de encontrar algum animal que apresente sinais de descamação na pele, ferida ao redor dos olhos e focinho, conjuntivite ou unhas grandes, deve informar a equipe de Vigilância em Saúde para que seja realizado o teste rápido, descartando ou não a possibilidade de doença e realizada as devidas orientações pelo médico veterinário. “Lembrando que o grande vilão da Leishmaniose Visceral não é o cão, e sim o mosquito transmissor”, acrescenta o veterinário João.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Arquivo Vigilância em Saúde

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo