Clube da Leitura e Café Literário atraem público para a Biblioteca

01

O Clube da Leitura e o Café Literário são projetos que já fazem parte da programação anual da Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger em São Desidério. Vinculada à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a biblioteca, que desde fevereiro funciona em local provisório, ao lado da antiga sede, tem atraído um público mais frequente que pratica as leituras sugeridas pelo Clube e participa das discussões promovidas pelo Café.

02

Atualmente o Clube da Leitura é o principal projeto engatado pela biblioteca municipal. Realizado mensalmente com o propósito de incentivar o gosto pela leitura, propor discussões literárias sobre o autor e o contexto histórico da obra, os participantes têm correspondido ao objetivo do projeto, segundo a coordenadora da biblioteca, Ana Lúcia Souza. “As pessoas se envolvem na análise literária das obras sugeridas. Muitos que hoje frequentam o clube passaram a gostar mais de ler, a partir da dinâmica proposta pelo projeto. Sem falar também nos lançamentos das obras com a presença dos autores”, afirmou a coordenadora.

03

Nas últimas edições do Clube da Leitura, foram feitas as análises das obras “1808” de Laurentino Gomes e o lançamento do livro “A tramoia”, com participação do autor da região Denizar Nogueira. “Já tive a oportunidade de participar desse projeto e hoje fui convidado para lançar uma das minhas obras e falar um pouco sobre meu trabalho. Fico muito feliz, porque o clube também dá esta oportunidade aos autores regionais”, declarou o escritor Denizar Nogueira.

04

Café Literário – Outro projeto que tem se destacado e atraído público é o Café Literário. Com o objetivo de provocar discussões e fazer uma releitura da realidade a partir da vivência dos participantes acerca de uma temática.

05

O projeto se concretiza em um momento informal que geralmente reúne moradores do município para um bate papo, sempre regado a café, no qual as discussões são sempre marcadas por muitas lembranças e os palestrantes são sempre os moradores do município. Na última edição, ocorrida em 1º de abril foi discutida a temática: “Semana Santa, as tradições da Lamentação das almas, Via-Sacra e o Testamento de Judas em São Desidério”.

Texto e fotos: Biblioteca Municipal