Curso de Instalação de Cerca Elétrica estimula produção de leite no município

foto 1

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, foi realizado, entre os dias 15, 16 e 17 de abril o curso de Instalação e Manutenção em Cerca Elétrica. Foram capacitados 15 pessoas entre técnicos da secretaria e produtores de gado leiteiro.

foto 2

O curso contou com uma carga horária de 24 horas, divididas entre aulas teóricas, ministradas no auditório da prefeitura e aulas práticas, nas fazendas Vitória e Porto Alegre, no município. Os capacitados receberam orientações sobre, planejamento, construção, manejo, manutenção, princípios de funcionamento, vantagens e benefícios da cerca elétrica.

foto 3

A capacitação foi uma ação do Programa de Incentivo da Pecuária de Leite do Município (Proleite), cujo objetivo é fortalecer a cadeia leiteira do município de São Desidério, além de orientar os produtores de gado de leite a construírem cercas elétricas, dentro dos padrões de qualidade e segurança. Um estímulo da Secretaria de Agricultura ao Programa de Incentivo da Pecuária de Leite do Município (Proleite). O curso foi ministrado pelo zootecnista João Jorge Tertius. Ao final do curso foi formada na fazenda Porto Alegre uma das três unidades Demonstrativas do Programa Leite Bahia.

foto 4

Para o secretário de Agricultura, José Marques esta ação vem somar aos esforços que o poder público municipal, por meio da Secretaria de Agricultura tem feito para o desenvolvimento da cadeia do leite em São Desidério. “Para que de fato consigamos aumentar expressivamente a produção de leite local é imprescindível que busquemos treinamento qualificado como foi este realizado pelo SENAR – Serviço de Aprendizagem Rural, bem como a inserção de tecnologias acessíveis no campo”, complementou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Arquivo da secretaria