Escola Germano recebe projeto Samu na Comunidade

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU de São Desidério, realizaram o projeto “Samu na Comunidade”, na Escola Municipal Germano Rodrigues de Carvalho.  A palestra aconteceu na manhã de quarta-feira, 25, e os alunos estiveram atentos aos profissionais que enfatizaram principalmente como utilizar os serviços de urgência e emergência solicitados pelo número do SAMU – 192.

O projeto está sendo executado nas escolas da sede e zona rural desde março deste ano, por profissionais do Samu, e tem como público alvo comunidade escolar e população. De acordo com o coordenador do Samu no município, Adriano José Nascimento, o projeto surgiu da necessidade de levar ao alcance da população do município as informações necessárias acerca dos serviços prestados pela equipe do Samu, e orienta-las como proceder diante de uma urgência ou emergência.

A palestra aborda o que é o Samu e as etapas de regulação dos serviços como: recepção da chamada, abordagem, diálogo médico para identificar os tipos de urgências, as decisões e acompanhamentos, o que são os primeiros socorros, providências e avaliações, crises convulsivas, hemorragias, fraturas, imobilização da vítima, obstrução das vias aéreas e outros.

Ainda de acordo com coordenador Adriano, “o projeto realizado nas escolas está sendo de grande relevância para a população, por perceber que todos estão assimilando bem os procedimentos que devem utilizar para acionar com sucesso os serviços do Samu pelo número 192. Eles estão atentos e vão também saber cooperar para os princípios básicos de primeiros socorros. Visamos atender dentro deste projeto todas as escolas do município mediante agendamento prévio”, assegura Adriano Nascimento.

As escolas do município interessadas em receber o projeto, devem enviar ofício para o Samu solicitando a palestra e ligar para o número 77-3623-2756 e fazer o prévio agendamento da data e horário com a coordenação do Samu.

Encerramento de treinamento- No último dia 19 de novembro foi realizado para enfermeiros e profissionais da atenção básica da saúde de São Desidério o encerramento do treinamento teórico pratico, realizado pela equipe do Núcleo de Ensino em Urgência-NEU da Regional do SAMU Barreiras-Ibotirama. Este treinamento segundo o coordenador do Samu, Adriano Nascimento, possibilita aos profissionais da saúde a integração e o aprimoramento das principais técnicas de atendimento ao paciente.

Texto e fotos: Ascom/SD