Fiéis comemoram festa da Padroeira e do Divino

A Paróquia de São Desidério, realizou o festejo da Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida (19), e do Divino Espírito Santo (20), tradicionalmente comemorados no município há mais de um século.

Por meio do novenário que teve início dia 10, fiéis e devotos de Nossa Senhora Aparecida se prepararam para a festividade que contou também com grande participação na quermesse em frente à Igreja Matriz, organizada pelas pastorais, grupos e movimentos da Igreja Católica.

Como parte da programação da 20ª Festa da Paz, que ocorre no mesmo período, foi realizado o show católico que este ano teve a estrutura montada em frente à Igreja. A atração principal foi o padre Keisson Torres que culminou a oitava noite de novena, no sábado 18, e reuniu centenas de fiéis. Ministérios de música do município e de barreiras também fizeram sua participação e animaram as noites de quermesse.

A Missa solene em honra a Padroeira foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes. “É necessário voltar os olhos para a importância de Nossa Senhora no mundo e em tantos momentos da história da Igreja, quantos problemas foram resolvidos por meio da intercessão da figura de Maria”, disse. No final da missa uma procissão percorreu as ruas da cidade acompanhados da filarmônica Heliodoro Alves Ribeiro.

Na manhã de terça 20, foi a vez de comemorar os festejos do Divino Espírito Santo. Às 08 horas um cortejo com os organizadores da festa partiu da casa do imperador Antonio Carlos Ferreira da Silva em direção à Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa festiva.

Com muito louvor os fiéis participaram da celebração e ao final acompanharam o tão esperado sorteio dos organizadores do festejo no próximo ano. Para 2017 o imperador da festa é Édem Samuel Rodrigues de Souza que junto com a sua corte começará a peregrinação pelo município para levar a bandeira às casas dos munícipes e preparar a tradicional festa para a população. Em seguida os devotos participaram do almoço de confraternização na casa do imperador da festa.

Desobrigas – Segundo registros da Diocese de Barreiras, a qual a Paróquia de São Desidério está inserida, a festa da Padroeira e do Divino Espírito Santo é uma tradição antiga e comemorada nos dias 19 e 20 de setembro em consequência da peregrinação do padre Armindo, um dos primeiros padres que celebrava missas, as chamadas desobrigas, uma vez por ano na localidade. Para a Igreja a data oficial de comemoração à Nossa Senhora, Padroeira do Brasil é 12 de outubro, e do Divino ou Pentecostes, 50 dias após a Páscoa.

Texto e fotos: Arquivo Paróquia Nossa Senhora Aparecida

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo