Filarmônica de São Desidério dissemina a cultura e forma músicos de qualidade

SONY DSC

A Filarmônica Municipal Maestro Heliodoro Ribeiro, de São Desidério, foi formada em dezembro de 2010, por uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é mantida com recursos próprios e pelo fundo de cultura. A filarmônica tem por objetivo, resgatar e disseminar a cultura musical do município para crianças e jovens, promovendo a iniciação musical com aulas gratuitas, teóricas e práticas instrumentais formando profissionais qualificados que disseminam na região o ensino da música orquestrada.

SONY DSC

A primeira apresentação da filarmônica aconteceu em 22 de fevereiro de 2011, na época com 40 integrantes, quando São Desidério completou 49 anos de emancipação política. É regida pelo experiente maestro, Durvalmerindo José Pereira Coité (Neto Coité) habilitado na Ordem dos Músicos do Brasil. O nome da filarmônica é uma homenagem ao saudoso maestro Heliodoro Ribeiro, músico fundador do Clube Recreativo Santo Onofre e da Banda de Jazz Cordão de Ouro no município na década de 70.

SONY DSC

Flávio Gabriel fez parte da primeira turma de formação da filarmônica, e hoje é sócio proprietário de uma escola de musica e componente da banda musical ‘Chinelo de Couro’. “Ainda faço parte da filarmônica. Foi uma honra ser um dos primeiros alunos, pela questão familiar e histórica, meus pais sempre foram dedicados a músicas instrumentais, a minha mãe, por exemplo, tocava trompa na primeira Banda de Jazz de São Desidério que se chamava ‘Cordão de Ouro’”, afirma.

SONY DSC

Luiz Antônio Lima que hoje toca na filarmônica do exército de Barreiras, também faz parte desta história. “Fazer parte desta história é uma experiência muito positiva em minha vida. Foi por meio deste conhecimento profissionalizante que eu cresci musicalmente. Hoje auxilio na aprendizagem musical dos iniciantes no 4º BEC de Barreiras, mas também estou à disposição da Filarmônica de São Desidério”, declara.

SONY DSC

Mais tarde no ano de 2014, quando a Fundação Nacional em Artes – FUNARTE , do Ministério da Cultura, publicou um projeto de apoio à cultura, a filarmônica foi contemplada com mais quatro novos instrumentos musicais. Hoje o município tem uma escola de música e a filarmônica que funciona com 24 instrumentos. Destes, 20 instrumentos foram adquiridos com recursos do município.

SONY DSC

O Maestro Neto Coité realiza palestras nas escolas e busca resgatar o alunado quando percebe a aptidão por meio de teste. “Oitenta alunos estão inscritos e vinte serão selecionados, o objetivo da escola é dar sustentação a filarmônica. Venho de uma família musical, meu avô foi maestro do município de Angical desde 1917. Eu tive o convite da Secretaria de Cultura de São Desidério e me senti bem valorizado e desenvolvi um projeto com muita alegria e em tempo recorde”, disse.

SONY DSC

Hoje a Filarmônica Maestro Heliodoro Ribeiro de São Desidério é uma realidade. Os ensaios musicais ocorrem todas as tardes no Salão Cultural (antigo Salão Paroquial). As melodias se configuram entre clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, bombardão e percussão.

• Texto: Ascom/SD
  • Fotos: Rodney Martins  –  Arquivos da Filarmônica Heliodoro Ribeiro