Hospital e Maternidade de São Desidério recebe aparelho de Ultrassonografia Obstétrica

DSC_4385

A Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde entregou na manhã de quinta-feira, 17, um aparelho de Ultrassonografia Obstétrica que irá beneficiar as gestantes em exames via transvaginal com uma melhor qualidade de imagem e diagnósticos mais precisos da criança. A entrega do aparelho contou com presença do secretário de Saúde, Jeferson Barbosa, Vice-prefeito Reginaldo Cesar, vereadores, secretários de governo e do presidente da câmara de vereadores, Manoel Bega. Mais de 50 exames serão realizados nessa quinta-feira, 17.

DSC_4376

O exame de Ultrassom é uma forma de avaliação da gestação no primeiro trimestre. A utilização da via transvaginal proporciona uma melhor qualidade em imagem, com elevado grau de resolução, que nos permite diagnósticos mais precoces e precisos, sem trazer nenhum malefício ao embrião, ou risco à gestação. “É um momento importante para a saúde de São Desidério e, para o hospital principalmente com a instalação e funcionamento desse aparelho de ultrassom, porque a partir de hoje todas as ultrassonografias das pacientes de São Desidério vão está sendo realizadas no hospital”, emocionado falou o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa.

DSC_4400

“Nós vamos atender toda a demanda do município. Agora não terá mais necessidade de um paciente ir a Barreiras para fazer o exame de ultrassom. Quanto as internas e as que estão previamente marcadoas serão todas atendidas. Portanto, é um avanço significativo para saúde e para toda gestante saodesideriana. Vale lembrar que diminuirá os custos para o município, porque não terá necessidade de gastar com convênios, clinicas que fazem esse exame. O aparelho de ultrassonografia foi adquirido com recursos do município”, ressaltou o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa.

DSC_4404

A dona de casa Célia Gonsalves que mora no distrito de Roda Velha II, a 130 km da sede, chegou bem cedo no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida para fazer o segundo exame de ultrassonografia. Grávida de oito meses da futura Maria Ancelma, dona Célia agradece pelo o avanço na saúde. “É um ganho muito grande para todas as gestantes, antes eu tinha que ir para Barreiras fazer esse exame de ultrassom, e hoje estou aqui em São Desidério para fazer a segunda ultrassonografia. Muito bom, agradeço pelo avanço que a cada dia a nossa cidade está ganhando”, disse.

DSC_4420

Os exames de ultrassom serão realizados três dias na semana, segunda, quarta e sexta. “Com certeza é um avanço na saúde de São Desidério, hoje as gestantes do nosso município vão poder fazer os exames sem sair da sua cidade. Todo esse desenvolvimento faz parte de uma boa administração, de um governo municipal que tem compromisso com seu povo”, disse o vice-prefeito Reginaldo Cesar.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins