II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em São Desidério

Com o tema ‘Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências’, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nesta quarta-feira 28.

A abertura foi realizada no Centro Cultural com presença de secretários de governo, servidores, vereadores, estudantes, professores e representantes de conselhos municipais. “É com muita alegria que o CMDCA recebe a todos para este espaço de discussão de políticas públicas. A temática é bastante recorrente e exige muito de cada um”, relatou a vice-presidente do CMDCA, Eliene Rosendo.

As crianças do Grupo de Teatro do CRAS realizaram uma apresentação cultural à luz do tema. O assessor da Secretaria de Assistência Social, Daniel Miranda ministrou a palestra acerca da temática norteadora. “Este tema traz uma especificidade das crianças e adolescentes de São Desidério e subsidiará na discussão de propostas das políticas públicas das diversas áreas para este público. As deliberações da conferência servirão por três anos como norte para os municípios e para o CMDCA no processo de elaboração do plano decenal dos direitos humanos”, explicou Daniel.

A programação da Conferência teve continuidade na Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e contemplou a discussão de eixos temáticos para elaboração das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. “É importante que as crianças e adolescentes conheçam seus direitos que por vezes são violados. E o Estatuto da Criança e Adolescente foi criado com este fim, para agir junto a outros órgãos protetores. Todos na luta pelos direitos das crianças e adolescentes e contra a violência!”, afirmou a representante das crianças e adolescentes na conferência, Lana Cristina.

Texto e fotos: Ascom SD