Participação popular marca a realização de festejos em homenagem ao dia de São Sebastião em São Desidério

“É uma felicidade muito grande em poder estar aqui mais uma vez. Todos os anos, sempre tento conciliar o período das minhas férias do trabalho para vir a São Desidério e participar dessa romaria. Espero que nos próximos anos mais pessoas possam também prestigiar e ver o quanto é gratificante andar cerca de 09 km via chapada”, revelou o romeiro Olímpio Guimarães, que mora em Brasília-DF e todos os anos participa da Romaria Ecológica de São Sebastião.

Em sua 19ª edição, este ano a manifestação, que já faz parte do calendário cultural de São Desidério, foi realizada no sábado, 20, data em que se comemora o dia de São Sebastião. Os romeiros saíram da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, sede do município com destino ao povoado de Morrão, logo pela manhã, e seguiram um percurso de 09 km que este ano recebeu placas de sinalização.

No caminho, nem o calor e o cansaço impediram a alegria dos romeiros. Em uma parada num lugar conhecido por Malhada do Jatobá, os romeiros tomaram café da manhã regado à farofa, e em seguida se puseram a dançar em uma roda de samba improvisada no meio da chapada.

A chegada dos romeiros a localidade de Morrão foi aguardada por muitas pessoas e uma procissão conduziu o andor com a imagem do santo até a Igreja local, onde foi celebrada uma missa festiva que contou com a presença de autoridades e população em geral.

O encerramento foi marcado por um almoço servido aos romeiros. “Esta foi a primeira vez que participei. É um momento de reflexão e de agradecimento pelas graças alcançadas a São Sebastião. Pretendo vir mais vezes”, destacou a engenheira Bárbara Azevedo, que mora em Brasília-DF.

De acordo com o escritor Florentino Augusto de Souza Filho, a romaria foi criada a partir de um resgate popular há 19 anos. “A Romaria Ecológica fez um resgate cultural desse percurso em virtude de ser esta a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão na década de 1960. O trajeto foi esquecido, anos mais tarde, por conta da viabilização de outra estrada”.

Canabravão – Além da Romaria Ecológica rumo ao povoado de Morrão, e de outras celebrações realizadas na sede e povoados, também na localidade de Canabravão, a aproximadamente 20 km da sede, as comemorações em honra ao santo contaram com rezas nas residências e celebração de uma missa solene na igreja local realizada à noite.

“São Desidério é um município rico em tradições e manifestações religiosas. Tivemos a Romaria Ecológica saindo da sede com destino ao povoado de Morrão, e também aqui em Canabravão, que também celebra São Sebastião, a tradição sempre conta com grande participação popular e o apoio da Prefeitura, que está sempre preocupada em valorizar a cultura local”, afirmou o prefeito Zé Carlos.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: ASCOM