Prefeitura de São Desidério realiza perfuração de poços artesianos em 11 povoados nesta primeira etapa

Para garantir o acesso à água durante todo o ano e não apenas no período de chuva e assegurando aos munícipes um direito básico de toda a população, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA) iniciou com recursos do município, a perfuração de poços artesianos, uma intervenção que faz parte do Programa de implantação e melhorias do sistema de abastecimento de água em comunidades rurais. Esta primeira etapa beneficia 11 povoados do município que não dispunham do sistema ou onde não havia atendimento adequado da demanda.

O morador do povoado de Timbós, Hermínio Soares de Brito, alegra-se ao acompanhar a perfuração do poço na localidade. “Agora sim teremos água aqui, nosso povoado estava esquecido, estamos muito felizes e esperançosos por olharem para nossa comunidade e mudarem essa situação”, desabafa.

“Quando assumimos esta gestão, encontramos povoados sem nenhum tipo de abastecimento de água, há alguns lugares, por exemplo, onde estamos fazendo o abastecimento com carro pipa, priorizamos as comunidades que apresentam situações de emergência nessa primeira etapa e continuaremos com o trabalho de manutenção dos poços nas demais localidades”, informa o prefeito, Zé Carlos.

Em Peri Peri dos Pires e Timbós os poços já estão abertos e recebem as instalações de tubulação. O trabalho posteriormente seguirá em Conceição de Baixo, Alegre/Salto, Guará, Leão, Cocal, Braço Grande, Jacaré, Cabeceira da Barra e Cabeça do Mato.

Além da abertura de poços artesianos, o programa realiza também, em várias localidades, a construção de bases para caixa d’água, casas de bomba, instalação da tubulação de água até as residências e manutenção dos sistemas de abastecimento já existentes, como em Capão Verde e Morrão de Cima.

“Apesar de ser um município rico em recursos hídricos, algumas localidades estão distantes de rios e lagos, esse é um problema antigo que assola muitas famílias, viver sem os recursos mínimos de água é desolador, por isso o nosso esforço em garantir que essas pessoas tenham acesso à água para que possam usar em casa e também na produção agrícola de subsistência”, completa o prefeito, Zé Carlos.

Texto: Jackeline Bispo

Fotos: Arquivo Secretaria de Infraestrutura