Prefeitura entrega à população de Guará três importantes obras de uma só vez e conta com a participação de duas mil pessoas

Cerca de 2 mil pessoas da sede e localidades circunvizinhas prestigiaram a solenidade de inauguração ocorrida no sábado 17, no povoado de Guará, a cerca de 100 km da sede de São Desidério, onde foram entregues a população: Três Casas Populares, o Sistema de Abastecimento de Água e o Ginásio de Esportes.

O evento, que acentua a primeira de uma série de inaugurações promovidas pelo Governo da Justiça Social e Progresso, contou com a presença do prefeito Zé Carlos, do vice Zé Barbosa, secretários de governo, do deputado estadual Antônio Henrique Júnior, do presidente da Câmara Marusan Lima e demais vereadores. As estudantes da localidade, Jane Santos e Elick Elisane declamaram uma poesia que ressaltou “A história de Guará”.

Casas Populares – No primeiro momento, foi realizada a entrega das chaves das casas populares às moradoras, Eliane dos Anjos Santos, Márcia Santos de Oliveira Anjos e Selma Santos de Oliveira. “Minha antiga casa era de palha e tinha muitas goteiras. Tenho dois filhos e estou à espera do terceiro, e essa nova casa é uma mudança na minha vida, pois não tenho condições de construir uma nova. Agora estou muito feliz e satisfeita e agradecida à prefeitura”, afirmou Eliane.

Executado com recursos próprios do município, o Programa Casa Bela, já construiu de junho de 2017 a janeiro de 2018, 45 casas, das quais sete já foram entregues. “Hoje é um dia muito emocionante. A cada casa entregue pelo Programa Casa Bela é uma esperança que se renova no coração do nosso povo”, declarou a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

Sistema de Abastecimento de Água – Outra obra importante que beneficiou a comunidade de Guará, o Sistema de Abastecimento de Água por meio do Programa Pró-Água, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), já levou melhorias para famílias de mais de 20 localidades, com serviços de abertura de poços artesianos, construção de bases de concreto para reservatórios e de casas de comando e implantação da rede de distribuição para os domicílios. “Antes a água faltava muito aqui e agora temos água de verdade e de boa qualidade”, disse o morador Cristino José dos Santos, 77.

Segundo o secretário da SEINFRA, Jammys Alex, “o governo municipal está trabalhando para realizar grandes obras e com economicidade, sem deixar de priorizar a qualidade de vida e melhoria das comunidades rurais”.

Ginásio de Esportes – O Ginásio de Esportes do povoado de Guará é o primeiro entregue dos sete construídos no município. Com estrutura ampla, cobertura metálica e vestiários, recebeu o nome de Romão Lopes da Costa, uma homenagem a um ilustre morador. Nascido em 04 de janeiro de 1911 e falecido na década de 1980 no Distrito Federal, onde foi enterrado, seu Romão deixou um legado de vida especial para os 27 filhos, frutos de dois casamentos, e também para os netos, bisnetos e tataranetos. Era muito trabalhador, e se destacava pela generosidade e honestidade com os seus conterrâneos.

“Tenho a honra de agradecer ao prefeito Zé Carlos em nome dos moradores por termos agora aqui em nossa comunidade um ginásio com essa estrutura e peço aos moradores para que possam cuidar e preservar esse patrimônio”, ressaltou o morador do povoado, Ezequias Batista.

O deputado estadual Antônio Henrique Júnior, parabenizou o prefeito e a comunidade. “É um prazer estar aqui nessa localidade e conhecer um pouco mais do trabalho que está sendo feito para a população de São Desidério pelo prefeito Zé Carlos e sua equipe, que está trabalhando e entregando obras importantes aos moradores em todas as áreas”.

Foi apresentado um vídeo institucional que relata o trabalho realizado em um ano de governo. Muito emocionado, o prefeito Zé Carlos assistiu também a uma homenagem realizada pelos moradores da localidade em agradecimento ao gestor. “Tenho a satisfação em estar aqui hoje para comemorar com vocês esses avanços. Em um lugar onde a água faltava constantemente, agora chegou com fartura por meio da implantação de um Sistema de Abastecimento que está levando esse bem tão essencial a mais de 20 comunidades rurais, onde as pessoas ainda viviam a realidade de carregar lata d’água na cabeça. Entregar mais três casas populares significa poder dar moradia digna e cidadania para pessoas que viviam em situações de vulnerabilidade social. Até o momento foram 45 casas construídas, em 2018 serão mais 100 casas e até o final do nosso mandato queremos totalizar 300 casas populares entregues. São sete ginásios como este. Com a mesma estrutura que estamos construindo um ginásio na sede, estamos construindo nas comunidades da zona rural. E em breve a comunidade de Guará também receberá pavimentação asfáltica. Outras obras estão previstas para atender outras comunidades. Tudo que pode ser feito, pode ser bem feito de forma transparente”, disse o gestor municipal.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: ASCOM