Professores participam de mais uma etapa do Programa Despertar

sd1

Cerca de 130 professores, gestores, coordenadores e supervisores escolares das comunidades rurais que trabalham com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II, participaram nos dias 08 e 09, no Centro Cultural Celso Barbosa, da primeira etapa deste ano da formação continuada do Programa Despertar.

Implantado há quatro anos, o Despertar é desenvolvido continuamente pela Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da secretaria municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e tem como público alvo alunos, docentes e comunidade de 14 escolas da zona rural. Sua finalidade é sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões ambientais, tais como preservação, destinação correta do lixo e alimentação saudável.

sd2

Neste encontro, a formação abordou a temática ‘Consumo Sustentável’ e propôs ao professor uma reflexão acerca das práticas positivas, a exemplo da diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.

De acordo com a coordenadora municipal do programa, Sandreane Matos, os conhecimentos adquiridos durante as formações são minitradas nas salas de aula de forma multidisciplinar. “Todas as disciplinas abordam durante o ano letivo assuntos voltados para a formação da consciência ecológica com incentivo às práticas ambientais corretas, a exemplo da horta escolar, onde todos participam e aprendem técnicas de compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo, a reciclagem de lixo material e orgânico, o desperdício, entre outras atitudes positivas que podem mudar o mundo”, esclareceu.

sd3

Texto e fotos: Adinete Batista