Projetos e ações em destaque na educação de São Desidério

09-DSC00969-001

O progresso de um país se faz pela educação. E a valorização dos profissionais em educação do município de São Desidério, é prioridade do governo municipal. Os professores da sede e zona rural recebem seus salários acima do piso nacional, reajustados de acordo com o nível e o tempo de serviço. Por meio de parcerias firmadas com as esferas do governo federal, estadual e municipal, a secretaria de educação do município, implantou diversos programas e projetos socioeducativos e realiza ações de fundamental importância para o desenvolvimento e progresso educativo do município.

ASC_2464-001

Em 2014 diretores e vice-diretores foram eleitos pela comunidade por meio do voto direto. Na zona rural, 16 escolas são assistidas com o ‘Programa Despertar’,  parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR com as secretarias municipais de Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social. Com o objetivo de cuidar do bem estar dos professores, a Secretaria de Educação inovou com o pilates, e desenvolve o ‘Projeto Escola Saudável’, “Esse projeto ajudou na correção postural dos professores e minimizou o número de atestados médicos”, disse a Secretária de Educação, Alaídes França.

15-DSC_0048-001

Aderido pelo município em 2014, o Plano Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, desenvolve ações de mobilização e formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização que vai do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e uma turma multisseriada. O Pacto atende 38 escolas com ênfase em língua portuguesa e matemática. São Desidério também foi o único município contemplado com duas edições do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, que em parceria com a Polícia Militar, realizou um trabalho voluntário socioeducativo na prevenção e alerta a crianças e adolescentes sobre ao uso e/ou abuso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como sobre a violência associada ou não ao uso.

escolar-1-RCaminhão

A frota de veículos do transporte escolar do município também merece destaque, pois acata as prerrogativas exigidas pela lei do Código de Transito Brasileiro e atende 62 linhas. Um caminhão baú refrigerado complementa o quadro dos veículos, que leva aos estudantes do município uma merenda com qualidade e cardápio diversificado acompanhado por nutricionistas.

01-DSC00948-001

O Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, igualmente faz a diferença educacional, atendendo na sede com uma equipe formada por 14 profissionais incluindo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e diversos profissionais com formação adequada para cuidar de crianças e adolescentes que possuem dificuldades para a aprendizagem, em virtude de transtornos, deficiências múltiplas, auditivas, cegueiras, motoras, hiperatividades e outras. Cerca de 70 alunos matriculados no município são atendidos no CAEE.

GE DIGITAL CAMERA

Uma parceria entre a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Educação, aconteceu o I Jogos Estudantis de São Desidério – JESD, em 2014. O projeto permite identificar o quanto a prática esportiva contribui para resultados na aprendizagem. A SEMESD, ainda possui os programas Atleta na Escola e P.M.E.

DSC_0273

Na avaliação da secretária de educação, Alaídes França, “A educação, enquanto agência promotora de mudança social vem contribuindo para fortalecer o desenvolvimento do município de São Desidério, uma vez que as ações são implantadas pela Secretaria Municipal de Educação, unidades escolares e demais departamentos ligados à secretaria, as demandas escolares foram produtivas e satisfatórias para a melhoria da qualidade do ensino, porque atendem às expectativas socioeducativas, graças ao empreendimento de esforços das equipes técnicas, gestores escolares, professores, pais, alunos, funcionários e todos da educação e gestão municipal”. Assegura.

DSC_7123

O prefeito Demir Barbosa, observa e incentiva as mudanças. “São diversos projetos e ações executados na educação do nosso município que fazem a diferença na qualidade do ensino. É uma satisfação ver os destaques e o progresso da educação em São Desidério, por isso, lutaremos a cada dia para que o nosso piso salarial seja sempre superior ao piso nacional, para que todos trabalhem de forma digna e satisfatória. Daremos motivação para que os profissionais da educação realizem sempre um bom trabalho, seja na sede ou na zona rural”, afirma.

• Texto: Ascom/SD
  • Fotos: Rodney Martins