SAMU orienta servidores do Centro de Convivência do Idoso sobre serviços de primeiros socorros

foto 1

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU realizou na noite desta quarta-feira, 23 uma palestra sobre primeiros socorros para os cuidadores de idosos e demais servidores do Centro de Convivência do Idoso. Inicialmente a equipe abordou a importância do SAMU, como acioná-lo, a relevância dos primeiros socorros para uma vítima e a situação de fragilidade do idoso que requer e exige cuidados especiais e redobrados.

foto 2

“O SAMU tem por excelência salvar vidas e prestar à sociedade os serviços de primeiros socorros, que significa o atendimento inicial e temporário até a chegada de um socorro profissional, sendo preciso, manter a calma, garantir a segurança com conhecimento, acionar o 192, controlar e verificar a situação da vítima e realizar algumas técnicas de primeiros socorros, por isso a necessidade do conhecimento destas técnicas. A equipe do SAMU está disponível a eventos como este, que só vem a somar para salvar vidas”, destacou o coordenador do SAMU, Adriano José de Almeida.

foto 3

Os participantes foram orientados com demonstrações sobre os principais acidentes causados aos idosos, tais como, engasgamento, hemorragias, fraturas, parada cardiorespiratória, dentre outros. “Foi muito importante conhecer estas técnicas, prestei bastante atenção, por que com uma técnica desta eu posso salvar uma vida, seja aqui no abrigo, na minha casa e também na rua, espero não precisar usar, mas se precisar estarei apta a isto”, declarou a cuidadora de idoso, Edna Alves.

foto 4

Para a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Valbênia Moreno, a casa requer funcionários com conhecimentos desta natureza e a palestra somou muito. “A nossa clientela são pessoas frágeis, são idosos, alguns até sem consciência, não falam, por isto todos nós precisamos conhecer estas técnicas, para salvarmos vidas, espero que todos tenham compreendido, por que para mim foi um aprendizado e tanto”, reforçou.

foto 5

A secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa participou da palestra e parabenizou a iniciativa. “Conhecer estas técnicas são importantes, por que todos nós estamos sujeitos a passar por algum grave ou pequeno acidente e com uma simples ação podemos salvar uma vida”, assegurou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins
 

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo