São Desidério recebeu a Unidade Móvel da SESAB para o Rastreamento do Câncer de Mama

DSC_4666

O município de São Desidério, foi contemplado com o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. A Secretaria de Saúde do município recebeu a unidade móvel da Secretaria da Saúde do Estado – SESAB, equipada com os aparelhos para realizar os exames e as mamografias que foram realizadas por profissionais femininas da SESAB, em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

DSC_4679

Os exames aconteceram na sede entre os dias 06 a 15 de agosto e o município ofereceu o transporte e alimentação. A unidade de atendimento realizou os exames em frente ao Posto de Saúde da Família Antônio Pereira da Rocha. O principal objetivo foi garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos de idade, a Mamografia Bilateral de Rastreamento através da estratégia itinerante.

DSC_4681

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, Mônica Valéria de Souza, “esta campanha é muito importante para as mulheres que se encontram dentro da faixa de atendimento do programa. Esta é a faixa de idade de maior índice de câncer de mama. A nossa meta era realizar 1.173 mamografias, e durante a campanha realizamos 1.023 mamografias, o comparecimento das mulheres foi satisfatório”, afirma.

DSC_4671

Segundo o secretário de saúde Jeferson Barbosa, mesmo com o prazo curto devido a antecipação da data, tudo ocorreu dentro do previsto. “A nossa campanha estava prevista para acontecer em setembro e foi antecipada, por isso o nosso prazo foi curto, mas, as equipes de saúde se empenharam muito em fazer o rastreamento das mulheres. Essa parceria do estado com o município é fundamenta, principalmente por se tratar de um exame muitas vezes caro para diversas mulheres, mas, um exame essencial para a saúde delas”, assegura.

DSC_4676

A dona de casa Josemira Maria dos Santos, 63 anos, reside no povoado de Estiva da Forquilha, e realizou o exame pela segunda vez. “Eu tenho vontade de fazer este exame todos os anos, mas encontro dificuldades no transporte e condições financeiras. Essa campanha é muito importante porque incentiva e dá essa condição para a gente, e a saúde está em primeiro lugar”, afirma.

DSC_4686

Ana Maria de Jesus, 55 anos, também da mesma localidade, realizou o exame pela primeira vez. “Foi tranquilo, e nem dói muito como falam, essa é uma oportunidade muito boa para as mulheres, agora é esperar os resultados e torcer para que dê tudo certo”, assegura.

DSC_4673

Já dona Lieuza de Souza, que reside na sede, e também passa dos 50 anos, assegura. “Eu realizo a mamografia desde os 35 anos, tenho feito em Brasília e em Barreiras, é uma prevenção de fundamental importância, porque é neste exame que se detecta um nódulo a tempo de ser tratado”, disse.

DSC_4692

Depois dos exames realizados, os primeiros resultados serão apresentados pela Secretaria da Saúde do município após 30 dias. As mulheres que apresentarem os resultados não conclusivos serão comunicadas e liberadas, e as que necessitarem de exames complementares serão avisadas e encaminhadas para uma segunda fase de exames com justificativas. O prazo máximo para o diagnóstico e entrega de 100% dos exames realizados nas fases I e II, serão de 90 dias contados a partir da finalização da mamografia de rastreamento no município.

DELFIM

  • Texto: Ascom SD
  • Fotos: Rodney Martins

 

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo