São Desidério sedia Campeonato de Mountain Bike “Terra Bike Fest”

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Comemorado no dia 05 de junho o dia do Meio Ambiente e agregado aos festejos juninos do Sítio Grande, realizado entre os dias 17 e 19, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) e com o apoio da empresa de turismo, Neway Tur, e a empresa Ciclo Bahia Peças e Acessórios Ltda., realizou durante todo o mês de junho, programas educativos, esportivos e culturais que visam à preservação e melhoria da qualidade ambiental do município, buscando capacitar os munícipes para a participação ativa em defesa do meio ambiente.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Várias ações foram implementadas, a exemplo da recuperação de áreas degradadas, palestras nas escolas e a realização do Campeonato de Mountain Bike “Terra Bike Fest”, que foi realizado neste domingo, 19 que tem por finalidade incentivar a prática esportiva, o turismo ecológico, a preservação ambiental e divulgar esta alternativa saudável e sustentável como transporte. O Evento sediado pela primeira vez em São Desidério teve recorde de inscrições para os amantes do ciclismo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A competição contou com aproximadamente 300 competidores e a concentração foi na orla da barragem e o ponto de partida e chegada à Praça Abelardo Alencar, na sede do município, percorrendo 58 km e passando por vários povoados. Para as inscrições, como explicou o organizador e diretor do departamento de Meio Ambiente, Wagner Manheze, para cada pessoa inscrita foi plantada uma muda de espécie nativa do cerrado na cidade. No percurso da competição também foram colocadas placas com frases voltadas à conscientização tratando sobre os temas: Desmatamento, Incêndios Florestais e Resíduos Sólidos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A competição – Os competidores foram divididos em nove categorias, que tiveram as seguintes divisões: Elite, Sub 30, Master A, Master B, Master C, Veterano, Junior, Feminino e Turismo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segurança – Para garantir a segurança dos competidores, a Prefeitura Municipal  disponibilizou veículos batedores, ambulância nos locais com maior dificuldade, pontos de água e apoio de policiamento. Os finalistas receberam premiações em dinheiro, troféus e medalhas. “Além de incentivar a prática esportiva, esta competição objetiva incentivar e mobilizar as pessoas para as questões de preservação ambiental e sustentabilidade coletiva, que este seja o primeiro de muitos que virão, pois batemos recorde em inscrições das competições já realizadas no oeste baiano”, disse o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O campeão baiano de Mountain Bike, Sivaldo Lopes participou da competição e falou da importância do evento para o segmento e município. “Nunca pedalei pelas trilhas desta cidade, mas já ouvi bons relatos, são propícias, têm muitas serras e está de parabéns o poder público pelo apoio e por incentivar esta prática esportiva, que esta desperte nos jovens o espírito esportivo, pois esporte é saúde”, falou.

Texto e fotos: Adinete Batista