Secretaria da Assistência Social comemora 10 anos do CRAS

ASC_1958

Para comemorar os 10 anos do Centro de Referência de Assistência Social de São Desidério-CRAS, a Secretaria da Assistência Social, realizou entre os dias 15 a 17 de agosto, uma programação com atividades de integração, intervenções teatrais, jogos, dinâmicas, atividades socioeducativas, roda de conversa, oficina vivencial de juventude, encontro de idosos e palestras. O evento contou com a participação dos usuários dos serviços, famílias da área de abrangência do CRAS, equipes de referências, instituições da rede de proteção social, secretária da Assistência Social, Maria Adalgisa, funcionários e comunidade local. No primeiro dia de comemoração, foram realizadas com as crianças diversas brincadeiras, atividades educativas e jogos.

ASC_2083

No dia seguinte, aconteceu uma roda de conversa com as mulheres sobre relação familiar e o enfrentamento à violência doméstica com a equipe do CREAS, e com a Delegada da DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Barreiras. “ Esse é um momento muito importante para todas as mulheres, pois, a nossa região tem um índice muito grande de violência doméstica e muitas delas ainda são omissas. Peço para quem sofre ou sabe da existência de alguma mulher passando por qualquer tipo de violência que denuncie”, alerta a delegada da DEAM, Claudia Duarte.

ASC_2165

O último dia de programação do CRAS foi com idosos, onde fizeram várias reflexões acerca dos Direitos da pessoa idosa, atividades laborais e de integração. Houve ainda uma palestra sobre Direitos Previdenciários da pessoa idosa com a Assistente do INSS de Barreiras, Francisca Oliveira. “ Hoje a palestra é focada no direito da pessoa idosa garantido pelas políticas públicas da Previdência Social com ênfase em aposentadoria, pensão, empréstimos consignados e alterações dos benefícios”, explicou.

ASC_2137

A dona Vandelice Pereira de 64 anos moradora do distrito do Sitio Grande, participa projeto Ativ´Idade desde 2008. “Depois que eu conheci o grupo Ativ`Idade minha vida mudou, para mim foi uma grande vantagem, e acredito que todos dessa idade tem que se envolver e melhorar a qualidade de vida”, aconselhou.

ASC_2217

E para finalizar as comemorações foi realizado um encontro com todos os participantes em frente à sede do CRAS, com música ao vivo, sorteio de brindes e um delicioso lanche. “ Foram dez anos fazendo a alegria de muitas famílias do município, a minha felicidade só cresce, porque sei que as crianças e todos os usuários que fazem parte do CRAS estão satisfeitos”, finalizou a secretária da Assistência Social, Maria Adalgisa.

ASC_2226

  • Texto: Diego Souza
  • Fotos: Rodney Martins

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo