Secretaria da Assistência Social comemora o Dia do Assistente Social

Panorama

A Secretaria Municipal da Assistência Social realizou na manhã dessa segunda-feira, 16, um café da manhã para prestigiar o Dia do Assistente Social. A homenagem reuniu todos os assistentes sociais que prestam serviços para o município. As comemorações contou com a presença da secretária da assistência social, Maria Adalgisa, funcionários da secretaria e do presidente da câmara dos vereadores Antenor Barbosa.

DSC_0065

Com 80 anos de existência, o Serviço Social no Brasil, tem o intuito de valorizar a construção histórica desta profissão que se inscreveu na sociedade brasileira, reafirmando sua importância no cotidiano da classe trabalhadora, usuária da profissão, e também na luta, com outros sujeitos políticos, por outra sociabilidade. “Uma profissão que vem se transformando, ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária” discursou a secretária da Assistente Social, Maria Adalgisa.

DSC_0073

Para a assistente social, Maritânia Carvalho, “O Serviço Social é uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. E, não é fácil lidar com essa profissão, porque exige do profissional amor e dedicação” relatou.

DSC_0094

O presidente da câmara de vereadores, Antenor Barbosa, elogiou a profissão do assistente social pela luta e trabalho. “É uma grande responsabilidade trabalhar com a sociedade, são tantas coisas para resolver e tudo passa pelas mãos do assistente. Parabenizo a todos por essa belíssima profissão”, concluiu.

DSC_0090

A profissão de Assistente Social reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes. Uma função, impulsionada pelo movimento de redemocratização do país, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe.

DSC_0080

• Texto: Diego Souza