Secretaria de Educação apresenta texto base do Plano Municipal de Educação-PME

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, no Plenário Celso Barbosa da Câmara de Vereadores de São Desidério, uma audiência pública sobre a apreciação do texto base do 1º Plano Municipal de Educação. O evento foi uma realização da Secretaria de Educação e membros do grupo colaborativo do PME. A assembleia contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, vereadores, professores, coordenadores, diretores, Conselho de Educação, autoridades civis, secretários de governo, sindicatos, alunos das escolas municipais e equipe técnica da educação.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Plano Municipal de Educação de São Desidério foi construído em consonância com o Plano Nacional de Educação-PNE. Está dividido em cinco partes: Análise Situacional do Município, Análise Situacional da Educação, Diretrizes, Metas e Estratégias.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Até 2025, a educação do município de São Desidério será norteada por esse plano que durante esse tempo será atualizado por uma comissão. As políticas públicas de educação serão geradas a partir do Plano Municipal de Educação, por mais complexo e desafiador que nos é representado”, disse a secretária de educação, Alaídes França.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A professora e mestre em educação, Roseane Cristina, falou sobre o PME e seu processo de construção. “ É muito importante esse momento, pois, é um grande avanço para o município. Quero deixar claro que o PME não se trata de uma administração da prefeitura ou Secretaria de Educação, porque esse plano passará por mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação”, explicou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para o prefeito Demir Barbosa, o Plano de Educação é uma maneira de estabelecer a democracia e estreitar as relações com a sociedade. “Todos que compõe o grupo colaborativo e aqueles que participam direto e indireto para construção desse plano, representam muito bem os vários segmentos da sociedade dentro do que foi proposto”, assegurou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No final da audiência a comissão do plano, registrou as falas e intervenções dos participantes que serão feitos encaminhamentos para o grupo colaborativo onde farão uma análise detalhada sugerido pela assembleia.

Texto e fotos: Diego Souza