Em ritmo de carnaval Cras e Creas promovem momento de integração

Confetes, adereços, música, brincadeiras e muita animação deram o tom da folia na primeira edição do Carnaval realizado na tarde de sexta-feira, 24, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nesta primeira edição do Carnaval, marcaram presença cerca de 30 participantes entre crianças e mães usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “O ponto alto deste momento é a integração das famílias em construção. A importância do evento se dá com a vivência de um carnaval cultural dentro da própria comunidade em que vivem”, destacou a coordenadora do CREAS, Maria Carolina Santos.

O evento é uma culminância das oficinas realizadas anteriormente para confecção de adereços como máscaras e colares para o carnaval. “Para mim é um momento de muita emoção e de reviver muitas lembranças, pois cresci aqui nessa casa, como usuária dos serviços do CRAS, e hoje procuro retribuir o que me foi concedido um dia”, disse a coordenadora do CRAS, Ana Carla Pereira.

Entre marchinhas e brincadeiras, crianças e mães se divertiram exibindo máscaras e colares produzidos durante as oficinas. A secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes afirma que a pasta pretende continuar realizando outras edições do evento. “É importante realizar estes momentos de interação, tendo em vista que muitas pessoas que são atendidas pelo CREAS são também atendidas pelo CRAS, além de ser muito gratificante ver a animação, não só das crianças, mas das mães que participaram desse encontro”, relatou a secretária.

Dalzirene Rosa dos Santos é uma das mães participantes. Ela trouxe o filho David Kauan de 09 anos e a afilhada Heloá de 04 anos. “É muito bom estar aqui. É um dia de muita descontração. Já faço parte dos projetos e as crianças precisam de momentos como esse”, disse Dalzirene. A pequena Heloá justifica a escolha da fantasia de índia. “Acho muito bonito essa fantasia. É meu primeiro carnaval”, externou.


Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo