Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social realiza visitas domiciliares para diagnóstico socioassistencial

A primeira etapa do processo de territorialização das áreas de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi realizada pela equipe técnica da secretaria entre março e início de abril. Cerca de 460 domicílios dos bairros Tangará, Alto do Cristo e Vila do Padre receberam a visita da equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e orientadoras sociais.

Segundo a secretária Vandreia Mendes, o processo de territorialização é um importante instrumento de vigilância socioassistencial. “Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social, este trabalho visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos”, explica.

De acordo com o técnico da secretaria, Erick Gamaliel, com este diagnóstico inicial, algumas questões já foram previamente identificadas. “Casos de violação de direitos, alto índice de desemprego e evasão escolar, situações de insuficiência alimentar, domicílios com precariedade sanitária, renda mensal insuficiente que caracterizam famílias em situação de pobreza e/ou extrema pobreza”, revela ao analisar que conhecendo melhor a realidade da comunidade a equipe de referência desenvolverá suas ações, considerando as situações de risco e vulnerabilidade, bem como as potencialidades.

Outro fator identificado pelo diagnóstico territorial é o perfil das famílias que residem nestas áreas e o tipo de vínculo existente com o CRAS e demais programas, projetos e benefícios da rede socioassistencial. “Durante as visitas uma entrevista breve foi realizada, no intuito de conhecer melhor as famílias. Para a gestão que é nova, é importante a realização desse diagnóstico, pois a partir dos dados coletados estamos realizando a reavaliação dos projetos e programas para que possamos atender às famílias que de fato necessitam”, conclui a secretária.

Texto: Jackeline Bispo

Fotos: Rodney Martins 

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo