Junta do Serviço Militar realiza cerimônia para entrega Certificado de Dispensa de Incorporação

A Junta do Serviço Militar (JSM) Nº194 em São Desidério, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e de Administração, realizou na manhã desta quarta 17, no Centro Cultural, uma cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, com participação dos cidadãos alistados no período de janeiro a abril de 2017.

O momento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Vandréia Mendes, do secretário de Administração, Joacy Carvalho, do assessor de Gabinete, Witen Dias, do presidente da Câmara Municipal, Marusan Ferreira Lima e dos vereadores, José Ilton e Luciano Rocha.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os jovens prestaram juramento à Bandeira e em seguida receberam das mãos das autoridades presentes, que na ocasião se fizeram padrinhos, e entregaram os Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que dispensa o cidadão do serviço militar obrigatório na condição de soldado.

“Esses jovens recebem em sua cidade de origem o documento de dispensa, e embora dispensados, ficam à disposição, caso o Serviço Militar, possa vir a precisar de efetivo, por exemplo, em casos de guerra, são esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil”, destacou o secretário de Administração, Joacy Carvalho.

De acordo com a secretária do Serviço da Junta Militar no município, Poliana dos Santos, 64 jovens receberam o CDI. “O alistamento no Serviço Militar é obrigatório, e o CDI é necessário para adquirir documentos como passaporte ou título de eleitor e para admissão em processos seletivos, como também para quem deseja prestar concursos públicos”, disse Poliana. “Esse momento é muito especial, pois, sou estudante, pretendo prestar concursos, e estando em dias com as obrigações militares se torna mais fácil”, afirmou o jovem Rafael Eufrásio.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins