Prefeitura realiza formação para gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social de São Desidério

“Muita gente entende a Assistência Social como a política do dar coisas não como uma conquista de direitos”, alerta o consultor de Política da Assistência Social, Daniel Miranda que a partir desta segunda-feira, 24, até a próxima quinta-feira, 27, ministra a formação para gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social de São Desidério. Com o objetivo de capacitar os trabalhadores do setor, Daniel explica que além dos temas propostos é importante trocar experiências e analisar os assuntos apresentados. “A política de Assistência Social não anda sozinha, está ligada a outras políticas como saúde, educação, habitação. O servidor precisa lidar com diversos contextos, com casos específicos, por isso a importância desse momento de aprendizado e troca de informações”, completa.

A secretária de Assistência Social, Vandreia Mendes destaca a relevância do curso de participação de todos os servidores e gestores, e informa também que a Secretaria permanece aberta e com atendimento nos setores prioritários durante os dias de formação. “Pensamos no bem da comunidade que recebe os serviços da Assistência, precisamos que todos os trabalhadores do SUAS, bem como os membros do Conselho de Assistência, recebam as informações desta formação. Nesses quatro dias, estamos fazendo um rodízio de atendimentos nos setores prioritários da secretaria, a fim de que o público não fique desassistido”, confirma.

Temas como a Legislação e Normativas da Política Nacional de Assistência Social, Instrumentos de Gestão da Política de Assistência Social, Metodologia para elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, Atuação do Conselho Municipal de Assistência Social e Conferência Municipal, estão entre os vários assuntos que serão debatidos nos quatros dias.

“Capacitar é fazer as pessoas mais preparadas, essa gestão busca qualidade no serviço à população, por isso investimos e valorizamos esses momentos de estudo e formação”, afirma o secretário de Administração, Joacy Ferreira.

Texto: Jackeline Bispo

Fotos: Rodney Martins