São Desidério combate ao abuso e exploração sexual infantil com programação especial

“O seu corpo é um tesourinho tão precioso você tem que guardar, se alguém tocar em você, você não pode esse segredo esconder. Fale com o papai, fale com a mamãe, fale com seu professor, se alguém tocar em você e você triste ficou, fale pra alguém”, esta foi a música aprendida e cantada pelo grupo de crianças e adolescentes que participou da programação do Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Planejamos ações para serem realizadas durante todo o mês, abrangendo todas as escolas (municipais, particulares e estaduais) do município e organizamos estas atividades no CRAS e na feira livre, porque entendemos que para atingir nosso público alvo não bastava realizar um movimento em apenas um dia, mas sim massificar essa luta informando o máximo de pessoas”, revela a secretária, Vandreia Mendes.

Brincadeiras, jogos de pergunta e resposta, vídeo, música e poesia foram as ferramentas utilizadas para ensinar aos participantes como agir diante de casos de abuso e exploração. “Por meio dessas dinâmicas e de uma linguagem clara e específica, eles entendem o que estamos falando e se sensibilizam com o que estamos ensinando”, comenta a assistente social, Milena Dantas, ao analisar a necessidade de mostrar o que é certo ou errado.

Na tarde do dia 17, explicações sobre o tema, atividades artesanais e apresentação teatral foram realizadas com um grupo de mulheres no CRAS. A programação em combate ao abuso e exploração sexual infantil segue nas escolas e culmina dia 31 de maio com uma audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores às 19h30. “Nossa meta é mostrar a diferença entre carinho e toque abusivo, para que todos saibam como agir e onde encontrar apoio”, completa a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Maria Carolina Santos.

Texto e Fotos: Jackeline Bispo