Contas do 1º quadrimestre da prefeitura e ações da Secretaria de Educação são apresentadas na Câmara de Vereadores

01

Aconteceu na noite de quarta-feira, 29, no Plenário Celso Barbosa a prestação de contas do 1º quadrimestre da prefeitura de São Desidério. A sessão aconteceu às 18h e contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, vice-prefeito, Reginaldo Cesar, vereadores, secretários de governo e comunidade local. Na ocasião a Secretaria de Educação promoveu uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação.

02

A sessão foi aberta pelo presidente da casa, Manoel Divino de Souza e em seguida o contador do município Marcio Magalhães apresentou o balanço de atividades e despesas realizadas nesse quadrimestre. “A prestação de contas é prestação em lei, e deve acontecer sempre no final de cada um dos períodos a que se refere. Assim, a cada quatro meses a gestão municipal deve apresentar as contas, o que cada setor recebeu de recursos, quanto foi gasto e qual foi a destinação dada ao dinheiro. O objetivo é oferecer à população um instrumento permanente de aferição da sobriedade na aplicação dos recursos da administração pública”. Explanou o contador, Marcio Magalhães.

03

O prefeito Demir Barbosa, destacou a regularidade com que a prestação de contas em São Desidério acontece, e a divulgação que cada uma delas tem, assim como a participação dos diversos segmentos da sociedade em cada uma delas. “Prestação de contas é um instrumento de transparência da gestão. É uma obrigação da prefeitura, e a oportunidade da população acompanhar de perto o desempenho da administração”. Disse.

04

Depois da prestação de contas a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma palestra com a temática ‘Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação, Eixo I do Documento Referência da CONAE/2014’, com o palestrante, professor, Cosme Wilson. A ação teve o objetivo de mobilizar o processo preparatório da Conferencia Intermunicipal a ser implementada nos dias 13 e 14 de junho, na cidade de Barreiras.

05

A secretária de Educação, Alaídes França, fez breves citações sobre políticas públicas educacionais. “É importante para reflexão coletiva que busca proposta e caminhos para uma educação de qualidade e digna. As ações da secretaria de educação procuram formas de parcerias para unir forças e lutar por uma educação cada vez melhor”. Declarou.

06

Para o palestrante e professor universitário Cosme Wilson, a educação é um sistema educacional que exige responsabilidade. “O sistema escolar está integrado a vários princípios; do respeito, coletividade, ação, compromisso e outros critérios que faz a educação”. Frisou. Para o professor, o processo educacional já vem estabelecido em leis. “A emenda constitucional nº 14, diz que na organização do seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo que assegura a universalização do ensino obrigatório”. Conclui o palestrante.

Texto e fotos: Diego Souza