Biblioteca Municipal ganha novo endereço provisório

Em novo endereço, as instalações provisórias da Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, em São Desidério, estão funcionando na sede do antigo Salão Paroquial, situado à Rua Manoel Rodrigues de Carvalho, Nº 100, próximo a Igreja Matriz. A medida administrativa foi tomada pelo Governo da Justiça Social e Progresso por meio da SECULT, órgão ao qual a biblioteca pública está vinculada, visando melhorias do acesso e atendimento ao público.

“Hoje a biblioteca está funcionando em um local provisório, enquanto aguardamos a construção de sua nova sede. O projeto arquitetônico já está sendo elaborado, já existe o terreno destinado à construção da sua sede própria. Um projeto moderno com amplo espaço físico que irá contemplar todas as necessidades de uma biblioteca, melhorando assim as condições de espaço para realização dos projetos de leitura que hoje já são desenvolvidos, bem como outras atividades”, disse o secretário da pasta, Josivaldo Oliveira.

Estrutura – Na atual sede provisória, o espaço físico da Biblioteca está organizado em setores: de Empréstimo, de Pesquisas/Referência e Infantil, além de recepção, palco para apresentações culturais, depósito para livros e local para a realização dos projetos, a exemplo do Clube da Leitura, Baú da Leitura, Café Literário, Clubinho da Leitura e Contação de Histórias.

“Percebemos que o público tem correspondido positivamente à estrutura provisória, uma vez que o novo endereço é mais acessível. Tivemos o cuidado de organizá-lo de forma que não deixasse de oferecer os três setores primordiais para o bom andamento dos trabalhos em uma Biblioteca. Acredito que o publico irá comparecer mais a partir de agora aos eventos, o que agrega mais qualidade aos nossos projetos”, destacou a coordenadora da biblioteca, Ana Lúcia Souza.

O estudante João Vitor Passos, de 08 anos sempre visita o local. Ele e o primo Yago Emmanuel aproveitam o período de férias para praticar o hábito da leitura. “Sempre gostei de ler. Depois que a Biblioteca mudou para esse lugar acho que já vim mais de dez vezes”, enfatizou o assíduo leitor.

“Tenho certeza que iremos aproveitar desse espaço o melhor possível. O fato de estar bem organizado já nos possibilita usufruir com eficiência tudo o que a Biblioteca nos oferece, principalmente a realização de projetos que se tornaram tradição para os frequentadores”, reforçou também a sócio leitora do Projeto Clube da Leitura, Anna Cláudia Soares.

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17 horas.

Texto: Biblioteca Municipal

Fotos: Rodney Martins