Com apoio da Prefeitura de São Desidério, Bonecos Gigantes invadiram a cidade no fim de semana

Em parceria com a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a Cia de Teatro Trakinus promoveu entre os dias 06 a 09 de abril, o Projeto Bonecos Gigantes invadindo o Oeste, contemplado no Edital da SECULT do Governo do Estado da Bahia.

Com participação de 14 pessoas, entre integrantes do grupo de teatro, Trakinus, artistas plásticas locais e representante de Associação, o projeto visa ampliar o acesso das pessoas a arte dos bonecos gigantes (Bonecões) e promover a formação e capacitação de grupos e companhias de teatro nos municípios de São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente), Bom Jesus da Lapa, Ibotirama (Velho Chico), São Desiderio e Barreiras (Bacia do Rio Grande), através da realização de Oficinas de Confecção e Manipulação de Bonecos Gigantes.

Ministradas pelos bonequeiros, Neto dos Bonecos e Jorge Pereira, em São Desidério o projeto teve início na quinta-feira pela manhã, com uma roda de conversa e apresentação do projeto, realizado na Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, com presença de alunos da Escola Municipal Germano Rodrigues de Carvalho. À tarde, os participantes tiveram orientações e deram início a confecção dos bonecos, processo que teve continuidade na sexta-feira, no Centro Cultural.

No sábado, o término da produção dos bonecos e ensaio aconteceu na sede provisória do Museu Municipal Olavo Pereira dos Santos. E no domingo pela manhã, ao som da Banda Sopra Sax, um cortejo com os bonecos saiu às ruas para culminar o evento prestigiado por dezenas de pessoas.

“Foram três dias intensos de oficina para aprender a confeccionar e manipular os bonecos. É indescritível tamanha alegria, justamente hoje, na passagem de meu aniversário, poder comemorar com a finalização deste projeto. Estou muito grata a todos que colaboraram direto ou indiretamente. Em cada sorriso, expressão de espanto, medo e o melhor de tudo conquistar o sorriso de uma criança não há dinheiro no mundo que pague. Esta energia boa nos faz continuar”, disse a diretora da Cia Trakinus, Daniela Pereira.

A última ação do projeto está prevista para acontecer no dia 23 de abril, em Barreiras, onde será realizado o Encontro de Bonecos Gigantes do Oeste Baiano, com presença de membros dos grupos e companhias participantes das oficinas, artistas, estudantes e professores de artes, além dos gestores públicos de cultura.

“Estamos felizes em apoiar esta ação, que contribui para fortalecer a cultura do nosso município. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse projeto e a diretora dos Trakinus, Daniela Pereira pela belíssima apresentação”, falou o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Josivaldo Oliveira.

Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Ana Lúcia Souza / Laiane Braz