São Desidério comemora 55 anos

Era por volta das 05 horas do dia 22, data oficial do aniversário de São Desidério, quando uma alvorada festiva tomou as principais ruas da cidade. Em seguida, às 07h30, o momento cívico com hasteamento das bandeiras oficiais foi realizado em frente à Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Zé Carlos, do presidente da Câmara Marusan Ferreira Lima, secretários de governo, vereadores, do pároco Pedro Felipe e servidores das secretarias.

“Hoje é um dia de muita alegria. É um dia para parabenizar e agradecer aos visionários que há 55 anos conseguiram emancipar São Desidério conquistando a nossa independência. Procuramos fazer um evento mais cultural valorizando nossa arte, nossa cultura, nossa natureza, para dar oportunidade ao que é nosso. Quero parabenizar São Desidério, os filhos deste município e também filhos adotivos que ajudam a desenvolver o nosso município. Deixo uma mensagem de fé e esperança de que dias melhores virão”, destacou o prefeito Zé Carlos.

Eco Bike Masculino – Após o momento solene, na Praça Abelardo Alencar, foi dada a largada do Eco Bike Masculino – 1º Passeio Ciclístico Ecológico. Com 1260 inscritos, o Eco Bike teve um percurso de cerca de 36 quilômetros, passando por localidades da zona rural do município.

“Os participantes passaram no Paredão da Pedra do Santo, pelo povoado de Palmeira, que também apresenta muitos paredões rochosos, pela comunidade de Beleza onde tem sítios arqueológicos em que foi servido o almoço”, explicou o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira.

O percurso seguiu para o povoado de Baixão, Curral Novo, e o retorno à sede do município, foi no fim da tarde, onde foram sorteados brindes aos participantes.

“Essa formatação do Eco Bike procurou valorizar e divulgar uma das riquezas de São Desidério, que é o potencial turístico. Essa é uma das novidades desse evento”, afirmou o secretário da SECULT, Josivaldo Oliveira. “Um percurso 100% ecológico.

Eu vim pedalando e gostei muito”, frisou o vereador Cleusnélio Santana. “Junto com meus tios e meus colegas participei dessa pedalada. Gosto de esporte e a paisagem que vi me chamou muito a atenção”, disse o ciclista Marcos Paulo de 13 anos.

À noite, o Carnaval Cultural saiu às ruas com animação da Banda Sopra Sax e o encerramento da programação foi por conta da apresentação musical de artistas da terra, na Praça Abelardo Alencar.

Texto: Ana Lúcia Souza

Fotos: Rodney Martins