Em coletiva de imprensa, prefeito Zé Carlos aponta os problemas encontrados ao assumir o comando do município

O prefeito de São Desidério, Zé Carlos, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa local e regional na manhã nesta última quinta-feira, 12 no auditório da prefeitura, para apresentar e esclarecer à população a situação administrativa e financeira encontrada ao assumir a administração pública do município no dia 01. Foram elencados à imprensa alguns problemas graves herdados da gestão anterior, a exemplo do sucateamento do patrimônio público, com ambulâncias, ônibus escolares, máquinas pesadas, motocicletas e outros veículos da frota municipal em estado deplorável, sem motores e pneus, além da falta de medicamentos e alimentos no Hospital e Maternidade, computadores com memória corrompida, ausência de documentos pertencentes à administração pública municipal, dívidas com alguns fornecedores, além de obras inacabadas, como duas creches, uma na sede, outra em Sítio Grande e uma quadra em Roda Velha que estavam sendo construídas por meio de convênios federais.

Durante a entrevista, o prefeito, Zé Carlos fez questão de esclarecer que a coletiva não tem cunho denunciativo e sim para tornar público a situação em que encontrou a prefeitura. “Agradeço a cada veículo de comunicação que compareceu nesta coletiva. A minha intenção não é prejudicar ninguém e sim até me resguardar, mostrando o estado que encontrei. Não recebemos nenhum documento formalizado sobre o patrimônio público e finanças, a gestão passada tem até o dia 31 deste mês para nos apresentar, aonde saberemos de fato como recebemos o município. O que afirmamos hoje é o que temos visto nos órgãos, a exemplo da garagem municipal, com tantos carros e maquinários quebrados. Temos informações de que o crédito consignado dos servidores foi descontado em folha, mas não repassado aos bancos e até um aparelho que liberava sinal de celular e internet para o distrito de Sítio Grande foi removido e não sabemos aonde se encontra. Sabia que a situação era grave, mas não tinha ideia que iria encontrar desta maneira”, salientou.

Para sanar alguns problemas mais urgentes, como a saúde e limpeza pública, o prefeito explica que teve que recorrer ao Tribunal de Contas para fazer alguns contratos emergenciais e sinaliza alguns avanços já obtidos neste primeiro momento de gestão. “Hoje quem precisa dos serviços de saúde no hospital já é perceptível a mudança na unidade, que já conta com clínico geral de domingo a domingo, obstetra plantonista durante toda a semana, além de médico pediatra de segunda a sexta. E para fevereiro, já iremos contratar um urologista, oftalmologista e cardiologista, e em seguida outras especialidades serão inseridas também. Vamos construir mais um centro cirúrgico. Na área da educação, construiremos ainda neste ano uma escola de grande porte na sede, e posteriormente nos distritos de Sítio Grande e Roda Velha e reforma de 100% em todas as escolas da sede e zona rural”,  afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Zé Barbosa agradeceu á imprensa pela participação no evento e abordou a questão da precariedade sanitária do hospital, além da falta de medicamentos e alimentos. “Estamos interditando o refeitório da unidade devido à infestação de baratas no local, para fazer uma dedetização. Sobre a falta de medicamentos, queremos esclarecer que não houve processo licitatório ano passado, e encontramos a farmácia básica sem medicamentos. Mas já estamos viabilizando a licitação para a compra”, falou.

Questionado sobre os eventos culturais, o prefeito reforçou que vem buscando parcerias com alguns órgãos estaduais para a realização dos eventos grandes, a exemplo da Festa da Paz. “Iremos fazer um resgate das nossas manifestações culturais, vamos realizar sim os festejos juninos antecipadamente no Sítio Grande, como era feito e  no dia 24, dia de São João vamos também fazer uma programação na sede, mantendo as tradições dos nossos antepassados. Para a Festa da Paz, já recorremos á parceria com a Bahiatursa para a realização do evento. Nosso lema será trabalho, mas temos que divertir também, por isto vamos resgatar nosso calendário cultural”, disse.

• Texto: Adinete Batista
  • Fotos: Rodney Martins