Prefeitura de São Desidério segue com trabalhos de recuperação de estradas vicinais

São Desidério tem cerca de 3 mil km de estradas vicinais que cortam aproximadamente 125 povoados do município que é considerado o segundo maior da Bahia em extensão territorial, com 15.116.397 km². Uma das metas da gestão da Justiça Social e Progresso é mantê-las em bom estado de trafegabilidade para agilizar o transporte, o acesso dos moradores da zona rural à sede e o escoamento da produção agrícola.

Desde o início do ano, várias frentes de serviços já executaram diversas obras de recuperação e reconstrução de estradas. Nesta etapa o Governo Municipal, por meio da equipe da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA), está com uma equipe na região de Baixa do Coqueiro, a aproximadamente 22 quilômetros da sede de São Desidério, onde realiza melhorias na estrada que liga este povoado a localidade de Brejo da Furquilha.

De acordo com a SEINFRA, são cerca de 4 km entre os dois povoados que estão sendo recuperados. A intervenção faz parte do programa de recuperação e manutenção de estradas vicinais, um investimento realizado pelo município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que vive nas comunidades rurais.

“Neste perímetro, estão sendo retiradas as pedras e curvas acentuadas para alargamento da via e diminuição da declividade, seguido de serviços de patrolamento, cascalhamento, e levantamento da estrada, incluindo também a tiradas de águas e bancas em pontos baixos da estrada”, explicou o secretário SEINFRA, Jammys Alex .

Outra frente de trabalho está atuando na recuperação das estradas que interligam as localidades de Marias, Canabravão, Curral Novo, Baixão, Peri Peri e Beleza. “Firmamos o compromisso de recuperar e manter as estradas do município no intuito de que este investimento realizado, seja revertido na melhoria da qualidade de vida das pessoas das localidades que utilizam constantemente estes acessos. Encontramos as estradas vicinais em péssimas condições, muitas estavam intransitáveis, há muito tempo sem manutenção, e após muito trabalho e planejamento, estamos reconstruindo-as, e sem dúvida trarão resultados significativos para os moradores da zona rural”, destacou o gestor municipal Zé Carlos.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza