Patrimônio arqueológico de São Desidério é tema de documentário

O município de São Desidério será retratado no documentário “O Lugar Antes de Mim” realizado pela produtora cultural, Karla Nascimento. O trabalho é uma série televisiva documental que propõe a difusão e valorização do patrimônio material, em especial os sítios arqueológicos, por meio dos recursos audiovisuais. “O primeiro episódio desta temporada, retrata o Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes localizado no município de São Desidério no oeste da Bahia. O sítio apresenta um abrigo de calcário ricamente decorado com grafismos rupestres, tornando-se um exemplo de um local com dinâmica sedimentar estável e maior potencial para a conservação horizontal dos vestígios”, explica Karla ao informar que o local apresenta as seguintes variáveis, “unidade geomorfológica, abrigos rochosos, registros rupestres, presença de material na superfície e características dos vestígios”, completa.

O média-metragem foi aprovado em um dos editais da Secretaria de Cultura Estadual e contou também com o suporte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secult). Com duração de 52 minutos, pretende mostrar que a história do Brasil remonta a um passado muito distante, provando que o Brasil não começou com a imigração europeia. “A proposta é fazer circular registros sobre povos que habitavam os mesmos lugares que nós, em tempos remotos, mostrar que outras civilizações habitavam este espaço, antes do período das grandes descobertas e recuperar aspéctos de seu cotidiano, a partir da análise de rastros arqueológicos”, analisa Karla. Para ela o documentário vai instigar o telespectador a pensar a formação do espaço e do povo brasileiro por meio da influência de diversos grupos, incluindo os povos antes da chegada de Pedro Alvares Cabral que ao longo do tempo se misturaram com outros grupos e acabaram por formar os primeiros nativos brasileiros, conhecidos como indígenas.

Os trabalhos em São Desidério foram realizados no início de abril. Além do Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes, foram feitas gravações no Paredão Deus me Livre, na gruta da Beleza, no Morro dos Tapuias e no povoado de Derocal. O município possui vários sítios arqueológicos, rios perenes e grutas. A atual gestão tem intensificado o apoio aos pesquisadores e está reestruturando o departamento de turismo para alavancar o setor e atrair mais investimentos.

Texto e Fotos: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo