Prefeitura inicia projeto de revitalização do Rio São Desidério

A Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente iniciou nesta quarta-feira, 21 os trabalhos de limpeza do Rio São Desidério. Esta ação integra o Projeto de Revitalização, Limpeza e Arborização que visa recuperar o curso do rio que se encontra em total degradação, com o acúmulo de lixo, além de um projeto paisagístico em volta da barragem e do rio na intenção de resgatar o lazer da população e voltar a ser o cartão postal da cidade.

O primeiro dia operacional do projeto foi acompanhado pelo prefeito Zé Carlos. Equipes e máquinas da Prefeitura foram mobilizadas para a retirada dos resíduos na barragem. Na orla será feito também a retirada das taboas – plantas aquáticas invasoras.

A ideia de revitalizar o Rio São Desidério consiste em resgatar para a  comunidade um patrimônio natural que estava esquecido. “O Rio São Desidério é o maior patrimônio de nossa cidade, nós moradores de São Desidério temos uma relação intensa de carinho com o rio, era ponto turístico para os jovens e fonte de trabalho para as lavadeiras de roupas, além de ser um dos principais afluentes do Rio Grande, por isso, não poderíamos deixar continuar com estas agressões. Esse projeto chega justamente para garantir a preservação do rio como também para envolver a população na defesa de nosso maior bem natural”, explicou o prefeito Zé Carlos.

Ainda de acordo com o prefeito será desenvolvido junto com a comunidade um trabalho de conscientização ambiental para evitar que seja jogado resíduos ao rio. “Depois que o rio estiver todo limpo e com o projeto paisagístico, as pessoas vão passar a mantê-lo preservado. E para contribuir mais ainda para a preservação do nosso rio, está em fase de elaboração o projeto de esgotamento sanitário, para a retirada dos despejos dos esgotos, que trará benefícios inúmeros para a saúde pública e para o meio ambiente”, enfatizou.

Para o secretário de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, este projeto traz avanços significativos para a população e à política ambiental do município. “Vamos intensificar um trabalho de limpeza e também ações de preservação das matas ciliares que ficam bem próximas às margens do rio. Esses trabalhos vem sendo desenvolvidos desde as recuperações de nascentes que iniciamos nas comunidades e os resultados estão sendo bem positivos”, disse.

• Texto: Diego Souza
  • Fotos: Rodney Martins