Agentes de Saúde são orientados sobre vacinação da febre amarela e mudanças do Calendário Nacional de Vacinação

Na manhã de hoje, 25, os Agentes de Saúde da sede e zona rural de São Desidério receberam informações sobre como é realizada a vacinação contra febre amarela e conheceram as mudanças do Calendário Nacional de Vacinação que traz alteração, por exemplo, no público alvo de vacinas como, HPV e meningite.

“O trabalho dos Agentes de Saúde é fundamental porque estão diretamente ligados à comunidade, com a informação correta levam com qualidade os serviços de saúde a todo município”, ressalta o secretário de Saúde, José Barbosa.

Muitos questionamentos surgiram durante a reunião, em especial sobre quem deve ou não tomar a vacina contra a febre amarela. Para a agente, Gisele Souza, a capacitação e o material recebido ajudam a sanar as dúvidas. “Estamos visitando as famílias diariamente e são muitos casos para avaliar, principalmente sobre esse surto da febre amarela que as pessoas acompanham pelos meios de comunicação, então precisamos deste embasamento”, disse. A forma de transmissão, os principais sintomas e o controle da proliferação dos mosquitos transmissores também foram temas abordados.

A coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues lembra que para receber as vacinas é importante levar o cartão de vacinação. “O cartão é um documento que deve ser guardado, mas muitas pessoas não tem esse documento, então cada caso será avaliado nos Postos de Saúde”, orientou.

Texto e fotos: Jackeline Bispo

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo